Klara e Fontenelle |
Foto: Reprodução/Instagram
A 6ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro manteve a condenação da influenciadora Antonia Fontenelle em um processo movido por Klara Castanho. A decisão obriga Fontenelle a pagar R$ 50 mil por danos morais à atriz, além de manter a multa de R$ 1,6 milhão por descumprimento de uma ordem judicial anterior.
O que aconteceu?
O recurso apresentado pela defesa buscava anular a penalidade milionária, aplicada após a influenciadora não remover uma publicação considerada ofensiva.
Fontenelle-Reprodução/Instagram
Segundo informações do jornal O Globo, o tribunal entendeu que houve excesso por parte de Fontenelle, que, mesmo sem mencionar diretamente o nome de Klara, possibilitou sua identificação por parte do público, agravando os danos à imagem da atriz.
O caso teve início em 2022, após a divulgação não autorizada de informações sensíveis durante uma live feita por Fontenelle.
Klara Castanho-Reprodução:Instagram
Na ocasião, foram expostos detalhes sobre um episódio de violência sexual envolvendo Klara Castanho, que resultou em uma gestação e posterior entrega do bebê para adoção. A exposição gerou ataques públicos e intenso sofrimento emocional à atriz.
Na ação, a defesa de Fontenelle argumentou que comentava um assunto de domínio público e que não citou a atriz. A Justiça, no entanto, concluiu que a influenciadora ultrapassou os limites da liberdade de expressão e teve a intenção de ofender.
