João Augusto nasceu bastante próximo do mundo de seu pai Gugu Liberato. Mas a rotina de câmeras e gravações talvez nunca tenha feito tanto sentido para ele como agora. Há um mês ele lançou um canal de culinária na internet, chamado de "Chef do Futuro", o garoto de 13 anos tem gostado tanto da experiência que já fala em levar a ideia para a televisão.
Todo o processo de criação e produção teve participação de Gugu. A inspiração, no entanto, surgiu do dia a dia na cozinha da mansão da família Liberato, no bairro nobre do Morumbi, em São Paulo.
"Eu já cozinhava desde os nove, dez anos. Um dia meu pai deu a ideia. Ele falou, 'filho, já que você gosta de cozinhar, por que não coloca um canal no YouTube?' Aí eu criei. Em casa, faço a minha própria comida, e quando a família do meu pai se reúne, também faço para todos porque eles adoram", conta João.
O "Chef do Futuro" ensina passo a passo de receitas mas inova na apresentação dos pratos.
"Meu pai tem muitos livros de culinária e às vezes ele me chama para olharmos [as receitas]. Também procuro ideias na internet. Algumas eu até invento, como o pudim de leite condensado que o meu pai gosta", diz João, que prefere fazer salgado pois dá mais trabalho na hora do preparo.
Gugu ajuda e apoia o filho, “Ele ajuda na produção, diz o que eu tenho que falar, qual o próximo passo... Como se fosse um diretor”.
Depois de gravar alguns programa João já mostra intimidade com as câmeras e já é motivo de orgulho para o pai “diretor”.
"Fico surpreendido com algumas atitudes do João Augusto. Realmente ele tem demonstrado muita criatividade e uma facilidade incomum de comunicação aos 13 anos de idade. Mas digo sempre para meus filhos: 'trabalhem em algo que lhes dê prazer'. Se for na TV , tudo bem. Se não for, tudo bem também", garante Gugu.