Faustão, de 74 anos, segue fazendo hemodiálise. Segundo o colunista Ancelmo Gois, o apresentador continua sendo submetido às sessões, mas em casa. Isso pode indicar que o transplante de rim voltou a apresentar complicações.
TRANSPLANTE DE RIM
Fausto já realizou dois transplantes: um de coração em agosto de 2023 e outro de rim em fevereiro de 2024. Inclusive, ele chegou a ficar 53 dias hospitalizado aguardando que o órgão fosse aceito por seu corpo.
HEMODIÁLISE EM CASA
Ainda de acordo com o colunista, o comunicador está usando uma máquina portátil, que proporciona mais liberdade e comodidade para pacientes crônicos. Ou seja, ele não precisa se deslocar até o hospital para passar pelo procedimento. A máquina pesa cerca de 30 quilos. O problema nos rins surgiu após a insuficiência cardíaca, que levou ao primeiro transplante.
"A tecnologia é muito semelhante à da máquina convencional. Ela é miniaturizada, é menor, permitindo que a diálise seja feita em domicílio. Mas promove o tratamento com a mesma eficácia", explicou o nefrologista Pedro Tulio Rocha, coordenador do Programa de Transplante Renal do Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro, ao jornal O Globo.
TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O FAUSTÃO:
Faustão reaparece pela primeira vez após transplante de rim
Filha de Faustão fala sobre estado de saúde do pai: “Momento difícil”
Faustão recebe alta quase dois meses após transplante de rim
Esposa revela estado de saúde de Faustão após rejeição de rim
Faustão se pronuncia após cirurgia e diz que recuperação pode levar um mês
Novo rim de Faustão ainda não funciona e apresentador passa por uma embolização
Respira com ajuda de aparelhos: saiba qual o estado de saúde de Faustão
Caso Faustão: O papel dos medicamentos para evitar a rejeição do coração