Manoel Carlos |
Reprodução
Famosos usaram as redes sociais para lamentar a morte de Manoel Carlos. O falecimento do autor foi confirmado neste sábado (10), aos 92 anos, por meio de uma nota divulgada no perfil de sua produtora, Boa Palavra. Maneco, como era carinhosamente conhecido, estava internado no Rio de Janeiro.
Walcyr Carrasco
"Perdemos o mestre. Manoel Carlos foi inspiração para todos os novelistas que hoje estão trabalhando, ao fazer lado cotidiano, ao fazer aquelas cenas de amor que interessiam, mexiam, piravam a gente. E eu acredito que aprendi muito com ele. Adeus, Manoel Carlos. Você foi, mas também fica nas suas obras", disse Walcyr Carrasco, em vídeo.
Maitê Proença
"Ah Maneco adorado, voe bem leve, voe pra Paz🤍 Leve junto nosso imenso amor e admiração", escreveu Maitê, que foi uma das Helenas do autor em "Felicidade" (1991).
Gabriela Duarte
"Serei eternamente grata a você, Maneco, por ter dado a grande chance profissional da minha vida.
Se não fosse você, toda minha história poderia ter sido diferente. Obrigada por tantas histórias lindas, genialmente contadas, inesquecíveis. O Brasil te aplaude de pé. Você está eternizado em nossa cultura e em nossos corações", escreveu Gabriela Duarte.
Carolina Ferraz
Luciano Szafir
Rosane Gofman
Rosane Gofman lamentou morte de Manoel Carlos (Foto: Reprodução/Instagram)
Paloma Bernardi e Maitê Proença
Carla Marins também prestou homenagem ao autor. “Maneco sempre viverá em nós por meio de seus personagens e histórias. Ele é inesquecível”, escreveu a atriz.
Famosos lamentam partida de Manoel Carlos (Foto: Reprodução/Instagram)
Nota oficial
Rosane Gofman lamentou morte de Manoel Carlos (Foto: Reprodução/Instagram)
Leia a nota divulgada pela produtora do autor na íntegra:
“É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Manoel Carlos Gonçalves de Almeida, carinhosamente conhecido como Maneco, ocorrido hoje, aos 92 anos.
O velório será fechado e restrito à família e amigos íntimos.
A família agradece as manifestações de carinho e solicita respeito e privacidade neste momento delicado.”
Trajetória
Manoel Carlos Gonçalves de Almeida era filho do comerciante José Maria Gonçalves de Almeida e da professora Olga de Azevedo Gonçalves de Almeida.
Nascido em 14 de março de 1933, Maneco se considerava paulista apenas na certidão de nascimento e fazia questão de declarar seu amor pelo Rio de Janeiro.
O caminho até se tornar um dos autores mais consagrados da televisão brasileira foi tortuoso e atípico. Seu primeiro emprego, aos 14 anos, foi como auxiliar de escritório. Ainda jovem, integrou os Adoradores de Minerva, grupo que se reunia diariamente na Biblioteca Municipal de São Paulo para ler e discutir literatura e teatro. Entre os integrantes estavam Fernanda Montenegro, Fernando Torres, Fábio Sabag, Flávio Rangel e Antunes Filho.




