Famosos


Atualizado em

Famosos lamentam a morte do jornalista Cid Moreira, aos 97 anos

O jornalista faleceu na manhã desta quinta-feira aos 97 anos no Rio de Janeiro

O jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, faleceu nesta quinta-feira (3), aos 97 anos. Um dos primeiros apresentadores do Jornal Nacional, ele estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro desde o dia 4 de setembro, quando deu entrada com insuficiência renal crônica. Antes, vinha tratando de uma pneumonia em sua residência. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. 

Vários famosos lamentaram a morte do comunicador. Confira a repercussão abaixo. 

Ana Maria Braga e Cid Moreira - foto: Reprodução

ANA MARIA BRAGA

"Cid Moreira, sua voz e talento marcaram gerações e transformaram o jornalismo brasileiro. Agradecemos por sua dedicação e por nos ensinar a importância da verdade. Sua contribuição será eternamente lembrada. Descanse em paz", disse a apresentadora

Márcia Goldsmith - Foto: Reprodução

Márcia goldsmith

"Luto ! Hoje partiu #cidmoreira aos 97 anos que estava internado ha alguns dias tratando uma pneumonia #rip #luto",  falou ela.

Fátimar Bernardes posa ao lado de Cid Moreira - Foto: Reprodução

FÁTIMA BERNARDES

"Quando eu comecei a assistir ao Jornal Nacional, ele estava lá. Quando eu me tornei jornalista, ele estava lá. A primeira vez em que entrei ao vivo no JN no meio de uma enchente, foi ele que chamou o meu nome: 'De lá fala ao vivo a repórter Fátima Bernardes'. A voz dele naquela bancada, era uma grife, um selo de qualidade. Hoje, Cid Moreira se foi, mas não será esquecido, marcou uma época. Meu carinho sincero pra todos que o amavam", escreveu a jornalista


Cid Moreira e William Bonner — Foto: Globo/João Cotta

william bonner

Bonner, que anteriormente havia compartilhado em suas redes sociais uma postagem do G1 relatando o falecimento, comentou no programa Encontro com Patrícia Poeta sobre alguns episódios vivenciados ao lado do jornalista.

"Para qualquer pessoa com mais de 40 anos de idade, o rosto do Jornal Nacional era o dele. Para quem tem menos de 40, talvez o rosto do Cid Moreira não seja tão presente no Jornal Nacional. Mas ele é o rosto e a voz do Fantástico [...]", começou sua homenagem.

O atual apresentador do Jornal Nacional mencionou o lado descontraído de Cid: "O Cid era muito brincalhão e gostava quando faziam brincadeiras com ele. Quando ele teve a chance de brincar consigo mesmo, sua carreira atingiu um novo patamar", afirmou, referindo-se à fase de Cid no Fantástico.

Bonner também relembrou vários momentos significativos que compartilhou com o jornalista ao longo de sua trajetória. O primeiro foi o dia em que observou Cid de perfil: "Foi muito inusitado ver o Cid de lado, já que, na época, o Jornal Nacional era gravado apenas de frente. Quando o vi de perfil, fiquei paralisado. Isso aconteceu na redação de jornalismo."

Outro episódio "mágico" de sua carreira foi quando ambos apresentaram juntos o Jornal Nacional: "O segundo momento mais marcante da minha vida. Foi quando olhei para a minha direita e vi o Cid sentado na mesma bancada que eu para apresentar o JN. Quem teve essa experiência sabe o quão difícil é descrever. Uma figura imensa."

Celso Portiolli - Foto: Reprodução

CELSO PORTIOLLI

"Hoje nos despedimos de uma das vozes mais marcantes da história da televisão brasileira. Cid Moreira, aos 97 anos, partiu, mas sua voz e legado ficarão eternizados. Muito mais do que um ícone do Jornal Nacional, ele soube se reinventar e levar sua sabedoria e carinho ao público, seja nas redes sociais ou através da gravação da Bíblia, um trabalho que tocou e inspirou milhões de pessoas", iniciou.

"Cid sempre foi um exemplo de generosidade e dedicação, mantendo uma conexão verdadeira com seus fãs ao longo de décadas. Que sua jornada seja de luz e que Deus conforte o coração dos amigos e familiares neste momento difícil. Sua voz será sempre lembrada, mas o ser humano incrível que ele foi, esse nunca será esquecido. Descanse em paz, Cid Moreira", finalizou.

Sônia Abrão - Foto: Reprodução

Sônia Abrão

"Perdemos CID MOREIRA! Mais um patrimônio nacional que se vai!!! Cid, querido, toda vez que a saudade bater, vou ouvir aquela mensagem que vc mandou pra mim com um "Boa tarde, Sonia!". Impossível deixar de ouvir sua voz maravilhosa! Descanse em paz!", disse a jornalista.


César Filho - Foto: Reprodução

cesár filho

" #Luto A voz mais marcante da história do telejornalismo brasileiro. Um ícone, uma verdadeira lenda nos deixou. Muito obrigado, @ocidmoreira, por tanto! Descanse em paz meu amigo #RipCidMoreira", desejou o âncora do SBT Brasil.

Presidente Lula - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom

Presidente Lula

"Com tristeza, o Brasil se despede nesta quinta-feira, 3 de outubro, de uma das personalidades mais conhecidas da história do nosso jornalismo e da televisão, com o falecimento de Cid Moreira, aos 97 anos", dizia a nota publica no perfil do presidente.

Sergio Chapelin e Cid Moreira - Foto: Reprodução/TV Globo

sérgio chappelin

"Foi o melhor profissional com quem eu trabalhei. Eu tive que me esforçar muito. Ele tinha uma voz privilegiada e um talento invejável. A gente sente, mas foram 97 anos vividos. Vamos lembrar as coisas boas que ele fez", começou Chapelin, que ainda destacou a dedicação do colega de bancada no trabalho:

"O Cid trabalhou muito, era um homem dedicado ao trabalho. E fez coisas que a gente tem que respeitar. Vamos fazer uma oração e esperar que ele seja acolhido no plano superior", desejou Chapelin.