O jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, faleceu nesta quinta-feira (3), aos 97 anos. Um dos primeiros apresentadores do Jornal Nacional, ele estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro desde o dia 4 de setembro, quando deu entrada com insuficiência renal crônica. Antes, vinha tratando de uma pneumonia em sua residência. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos.
Vários famosos lamentaram a morte do comunicador. Confira a repercussão abaixo.
ANA MARIA BRAGA
"Cid Moreira, sua voz e talento marcaram gerações e transformaram o jornalismo brasileiro. Agradecemos por sua dedicação e por nos ensinar a importância da verdade. Sua contribuição será eternamente lembrada. Descanse em paz", disse a apresentadora
Márcia goldsmith
"Luto ! Hoje partiu #cidmoreira aos 97 anos que estava internado ha alguns dias tratando uma pneumonia #rip #luto", falou ela.
FÁTIMA BERNARDES
"Quando eu comecei a assistir ao Jornal Nacional, ele estava lá. Quando eu me tornei jornalista, ele estava lá. A primeira vez em que entrei ao vivo no JN no meio de uma enchente, foi ele que chamou o meu nome: 'De lá fala ao vivo a repórter Fátima Bernardes'. A voz dele naquela bancada, era uma grife, um selo de qualidade. Hoje, Cid Moreira se foi, mas não será esquecido, marcou uma época. Meu carinho sincero pra todos que o amavam", escreveu a jornalista
william bonner
Bonner, que anteriormente havia compartilhado em suas redes sociais uma postagem do G1 relatando o falecimento, comentou no programa Encontro com Patrícia Poeta sobre alguns episódios vivenciados ao lado do jornalista.
"Para qualquer pessoa com mais de 40 anos de idade, o rosto do Jornal Nacional era o dele. Para quem tem menos de 40, talvez o rosto do Cid Moreira não seja tão presente no Jornal Nacional. Mas ele é o rosto e a voz do Fantástico [...]", começou sua homenagem.
O atual apresentador do Jornal Nacional mencionou o lado descontraído de Cid: "O Cid era muito brincalhão e gostava quando faziam brincadeiras com ele. Quando ele teve a chance de brincar consigo mesmo, sua carreira atingiu um novo patamar", afirmou, referindo-se à fase de Cid no Fantástico.
Bonner também relembrou vários momentos significativos que compartilhou com o jornalista ao longo de sua trajetória. O primeiro foi o dia em que observou Cid de perfil: "Foi muito inusitado ver o Cid de lado, já que, na época, o Jornal Nacional era gravado apenas de frente. Quando o vi de perfil, fiquei paralisado. Isso aconteceu na redação de jornalismo."
Outro episódio "mágico" de sua carreira foi quando ambos apresentaram juntos o Jornal Nacional: "O segundo momento mais marcante da minha vida. Foi quando olhei para a minha direita e vi o Cid sentado na mesma bancada que eu para apresentar o JN. Quem teve essa experiência sabe o quão difícil é descrever. Uma figura imensa."
CELSO PORTIOLLI
"Hoje nos despedimos de uma das vozes mais marcantes da história da televisão brasileira. Cid Moreira, aos 97 anos, partiu, mas sua voz e legado ficarão eternizados. Muito mais do que um ícone do Jornal Nacional, ele soube se reinventar e levar sua sabedoria e carinho ao público, seja nas redes sociais ou através da gravação da Bíblia, um trabalho que tocou e inspirou milhões de pessoas", iniciou.
"Cid sempre foi um exemplo de generosidade e dedicação, mantendo uma conexão verdadeira com seus fãs ao longo de décadas. Que sua jornada seja de luz e que Deus conforte o coração dos amigos e familiares neste momento difícil. Sua voz será sempre lembrada, mas o ser humano incrível que ele foi, esse nunca será esquecido. Descanse em paz, Cid Moreira", finalizou.
Sônia Abrão
"Perdemos CID MOREIRA! Mais um patrimônio nacional que se vai!!! Cid, querido, toda vez que a saudade bater, vou ouvir aquela mensagem que vc mandou pra mim com um "Boa tarde, Sonia!". Impossível deixar de ouvir sua voz maravilhosa! Descanse em paz!", disse a jornalista.
cesár filho
" #Luto A voz mais marcante da história do telejornalismo brasileiro. Um ícone, uma verdadeira lenda nos deixou. Muito obrigado, @ocidmoreira, por tanto! Descanse em paz meu amigo #RipCidMoreira", desejou o âncora do SBT Brasil.
Presidente Lula
"Com tristeza, o Brasil se despede nesta quinta-feira, 3 de outubro, de uma das personalidades mais conhecidas da história do nosso jornalismo e da televisão, com o falecimento de Cid Moreira, aos 97 anos", dizia a nota publica no perfil do presidente.
sérgio chappelin
"Foi o melhor profissional com quem eu trabalhei. Eu tive que me esforçar muito. Ele tinha uma voz privilegiada e um talento invejável. A gente sente, mas foram 97 anos vividos. Vamos lembrar as coisas boas que ele fez", começou Chapelin, que ainda destacou a dedicação do colega de bancada no trabalho:
"O Cid trabalhou muito, era um homem dedicado ao trabalho. E fez coisas que a gente tem que respeitar. Vamos fazer uma oração e esperar que ele seja acolhido no plano superior", desejou Chapelin.