Ana Maria Braga foi diagnosticada com um novo câncer de pulmão e falou sobre a saúde, ao vivo, durante o encerramento do programa Mais Você nesta segunda-feira (27). "Tive dois pequenos cânceres de pulmão no ano passado -- um foi operado e outro foi tratado com radiocirurga. Agora, infelizmente, fui diagnosticada com outro câncer de pulmão, que é um adenocarcinoma. É semelhante aos outros, mas não é passível de cirurgia ou de radioterapia. É mais agressivo. Descobri no começo do ano", afirmou ela, que já iniciou o tratamento com quimioterapia e imunoterapia. O primeiro ciclo foi feito na sexta-feira (24).
Entenda o Câncer de pulmão de Ana Maria
O adenocarcinoma é um tipo de câncer que se origina nos tecidos glandulares, que são aqueles formados por células com capacidade de secretar substâncias para o organismo. Este tipo de tumor pode se desenvolver em diversos órgãos do corpo, incluindo próstata, estômago, intestino, pulmões, mamas, útero ou no pâncreas, por exemplo.
No caso de Ana Maria é um adenocarcinoma de pulmão. Os tumores deste tipo são os mais comuns entre os cânceres do pulmão, representando cerca de 30% dos casos. São neoplasias agressivas, por isso, é importante que o tratamento seja iniciado o mais breve possível, assim que identificado.
De uma forma geral, os adenocarcinomas são de difícil remoção por cirurgia, com crescimento rápido e de caráter agressivo, pois têm capacidade de gerar metástases, entretanto, há características específicas de acordo com cada tipo e estágio. Em seu relato, Ana Maria informou que não será possível fazer uma cirurgia para retirada do tumor e que o tratamento será por quimioterapia e imunoterapia.