David Lynch, aclamado diretor de filmes como Cidade dos Sonhos (2001) e criador da icônica série Twin Peaks, faleceu aos 78 anos. Reconhecido por seu estilo único que mesclava o surrealismo, mistério e humor, Lynch foi indicado ao Oscar quatro vezes ao longo de sua carreira no cinema e na televisão.
Embora a causa da morte não tenha sido divulgada, o cineasta revelou em 2024 que lutava contra um enfisema pulmonar, doença atribuída ao hábito de fumar, que começou quando ele tinha apenas oito anos de idade. Nos últimos anos, a condição o afastou de atividades presenciais no set.
Em nota, a família de Lynch lamentou a morte do diretor e pediu que respeitem a privacidade deles nesse momento. Seu último trabalho nas telonas foi como ator em "Os Fabelmans" (2022), de John Ford.
“É com profundo pesar que nós, sua família, anunciamos o falecimento do homem e do artista, David Lynch. Pedimos que nossa privacidade seja respeitada neste momento. Há agora um grande vazio no mundo sem a sua presença. Mas, como ele costumava dizer: “Foque no donut e não no buraco. Hoje é um dia lindo, com sol dourado e céus azuis por toda parte”.