Famosos

Datena é processado por empresário após comentários em programa de TV

Valter da Silva Bispo é presidente da Transcap e foi preso em 2022 sob acusações de extorsão, lavagem de dinheiro e envolvimento com o PCC

José Luiza Datena enfrenta um processo na Justiça após ser acionado, junto com a Rede TV!, em novembro de 2025, por declarações feitas no programa Brasil Urgente. A ação foi movida por Valter da Silva Bispo, que alega ter sido injustamente associado a crimes, motivando o pedido por retratação pública e indenização por danos morais. As informações são da coluna Fábia Oliveira.

Entenda o caso

Valter da Silva Bispo é presidente da Transcap e foi preso em 2022 sob acusações de extorsão, lavagem de dinheiro e envolvimento com o PCC. Em 2023, no entanto, ele acabou absolvido de todas as acusações após passar por um período que classifica como cárcere indevido.

No processo, Valter afirma que Datena “confirmou” sua ligação com o PCC e com a prática de organização criminosa durante a atração jornalística, o que, segundo ele, teria violado a imparcialidade esperada de um comunicador. O autor sustenta ainda que outros comentários graves teriam sido feitos no ar.

De acordo com a ação, mesmo após sucessivos pedidos extrajudiciais, Datena e a Rede TV! não teriam feito qualquer retratação pública. Valter destaca que outros veículos de comunicação, diante de situações semelhantes, adotaram medidas para corrigir informações divulgadas.

Além da retratação imediata por meio de liminar, Valter da Silva Bispo pede uma indenização de R$ 100 mil, valor que deverá ser dividido entre a emissora e o apresentador, como compensação pelos danos morais decorrentes da exposição considerada indevida.

Assista aos episódios do Entretêcast, podcast do Entretêmeio