Famosos


Atualizado em

Exclusivo Cintia Abravanel desabafa sobre ausência de Silvio Santos: ''Amar é libertar''

A artista plástica lançou nesta segunda-feira (16) uma exposição em homenagem ao filho Tiago Abravanel

Cintia Abravanel, a filha número 1 de Silvio Santos, falou abertamente sobre a morte do pai, que ocorreu em agosto de 2024. Ela destacou a saudade que sente do apresentador.

“As coisas acontecem, tudo na vida acontece e é isso, as coisas difíceis também acontecem e a gente faz a escolha. Eu aprendi, também, com a partida do meu pai e tentei ensinar para minhas irmãs, que amar é libertar. Então, a gente tem que amar muito a pessoa que parte e deixar ela partir, é importante”, afirmou a artista plástica, em entrevista ao repórter Lucas Padula, da Rede Meio.

Cintia garante estar bem resolvida com a ausência do pai. Ela também relembrou o trauma que viveu na infância com a morte de sua mãe, Maria Aparecida Vieira Abravanel — a Cidinha Abravanel, primeira esposa de Silvio Santos —, que faleceu vítima de câncer.

“É tão resolvido a partida dele [Silvio] para mim, eu acredito que precisamos aprender que amar é libertar. O quanto é o tamanho do amor que sinto pelo meu pai e não querer vê-lo do jeito que vi. A gente precisa libertar as pessoas, aprender a deixar ir. Eu passei por essa experiência quando criança, com a partida da minha mãe, ela faleceu aos 38 anos, pensando 27 kg, então não podemos desejar que a pessoa fique com a gente a esse preço”, pontuou.

Cintia Abravanel durante exposição em homenagem ao filho Tiago Abravanel Foto: Lucas Padula 

A fala aconteceu durante o lançamento da exposição “Pride” (Orgulho, em inglês). Feita como forma de homenagear o filho, o ator e cantor Tiago Abravanel, a instalação monumental de 3 metros de altura avisa que a celebração do orgulho LGBTQIA+ é urgente, vibrante e necessária. Aberta ao público até 13 de julho, com entrada gratuita, ‘Pride’ convida cada visitante a mergulhar numa experiência sensorial e afetiva onde arte e causa se entrelaçam.

“Pride nasceu de amor e empatia. É uma carta aberta ao meu filho e a todos que batalham por respeito. Quero que cada pessoa que passe por aqui se sinta vista, respeitada e abraçada, e que essa estrutura gigante seja um abraço coletivo e um lembrete de que o orgulho existe para nos unir”, destacou.

Cintia Abravanel e Tiago durante exposição Foto: Lucas Padula 

Tiago Abravanel falou sobre a homenagem que recebeu da mãe. “Me sinto muito honrado e muito emocionado de poder, no mês do orgulho, saber do trabalho que minha mãe tem feito em tantas instalações e exposições por São Paulo e o Brasil todo, fazendo o que ela sempre gostou de fazer. E ter uma obra me homenageando, ao meu marido e todos nós da comunidade, pra que a gente tenha sempre orgulho de quem a gente é, e continue lutando todos os dias, não só no mês do orgulho, pra que a gente possa ser amado e respeitado do jeito que a gente é”, acrescentou o ex-BBB.

CARAVANA DO SILVINHO

Em homenagem ao pai, Cintia e as irmãs, Daniela e Renata, decidiram levar a história do maior comunicador de todos os tempos ao Brasil. Até o segundo semestre de 2025, vários bonecos pintados e decorados por artistas que participaram de um chamamento público, estarão espalhados por São Paulo e depois algumas cidades brasileiras para levar a nova geração, o exemplo de garra e superação vividos pelo camelô, que se tornou o Homem do Baú.

“O Silvio Santos não morre, ele é do brasileiro, ele é da família brasileira, de gerações e gerações, ele almoçou com os brasileiros todos os domingos. E então pensamos em algo para homenagear e é claro que batizamos o projeto de “Caravana do Silvinho” em referência a “Caravana do Peru que Fala” e apresentar para essa nova geração, quem foi esse cara, através de um boneco, mas que tem uma história por trás do boneco”, finalizou.


Assista aos episódios do Entretêcast, podcast do Entretêmeio