José Santa Cruz, ator, dublador, radialista e humorista faleceu nesta sexta-feira (26), aos 95 anos, no Rio de Janeiro. Ele, que tinha doença de Parkinson, estava internado com uma broncopneumonia.
VELÓRIO - Carinhosamente chamado de "Santinha" por amigos e colegas de profissão, o corpo do artista será velado neste sábado (27) , a partir das 13h, no Cemitério da Penitência, localizado em Botafogo, Zona Sul do Rio. O velório será seguido pela cremação às 16h.
TRAJETÓRIA - Entre os inúmeros feitos de sua carreira, destaca-se a voz icônica por trás do bordão "Querida, cheguei", que ganhou fama na década de 1990 como parte da série de sucesso "Família Dinossauros", exibida pela TV Globo. Como dublador, emprestou sua voz única a personagens como Magneto nos filmes e desenhos X-Men, Rúbeo Hagrid na saga Harry Potter e J. Jameson nos filmes do Homem-Aranha, além de dar voz ao ator Danny DeVito em grande parte de seus trabalhos.
PERSONAGENS ICÔNICOS - Na TV Globo, Santa Cruz marcou presença em diversas produções, incluindo "Alô, Brasil!", "Aquele abraço", "Zé das Mulheres", "O Bem Amado" e "A festa é nossa". Seu papel mais recente na emissora foi como um padre na novela "Espelho da Vida", em 2019.
Em uma entrevista para a série "Os Experientes" em 2015, Santa Cruz compartilhou sua visão sobre a profissão de ator, destacando sua habilidade em transitar entre o humor e o drama. O artista deixa sua esposa, Ivane Maria Mendes Bastos, com quem foi casado por 72 anos, além de cinco netos e quatro bisnetos.