O diretor e cineasta Joel Souza, ferido após disparo acidental feito pelo ator Alec Baldwin durante gravações do filme Rust, disse em seu primeiro pronunciamento depois do acidente que está "arrasado pela perda de minha amiga e colega Halyna Hutchins", diretora de fotografia que morreu ao também ser alvejada. A arma foi entregue ao ator por um assistente de direção que garantiu que a pistola era segura, segundo informações presentes num pedido de busca e apreensão da polícia.
- Caso Halyna Hutchins: relembre outras mortes durante gravações de filmes
"Estou arrasado com a perda de minha amiga e colega Halyna. Ela era gentil, vibrante, incrivelmente talentosa, lutou por cada centímetro e sempre me incentivou a ser melhor", disse Souza em comunicado enviado ao portal Deadline.
O diretor disse ainda que seus pensamentos estão com a família de Halyna e agradeceu o apoio e as mensagens recebidas pela sua recuperação. Souza deixou o hospital em Santa Fe, nos Estados Unidos, nesta sexta-feira após ser atingido no ombro pelo disparo de Baldwin.
"Estou honrado e grato pela demonstração de afeto que recebemos de nossa comunidade de cineastas, do povo de Santa Fé e das centenas de estranhos que ofereçam ajuda. Com certeza vai ajudar na minha recuperação", completou.
Baldwin atirou acidentalmente durante as filmagens de seu próximo filme, o faroeste "Rust", matando a diretora de fotografia, Halyna Hutchins, de 42 anos, e ferindo o diretor do filme, Joel Souza, de 48. De acordo com testemunhas, o mesmo disparo aingiu os dois.
Hutchins chegou a ser levada de avião para o Hospital da Universidade do Novo México, em Albuquerque, mas não resistiu aos ferimentos. Souza foi encaminhado ao Centro Médico Regional Christus St. Vicent, em Santa Fé.
- Quem era Halyna Hutchins, diretora morta por Alec Baldwin durante gravação
Após o disparo acidental, o ator perguntou por que recebeu uma "arma quente" - que contém munição - e afirmou que nunca havia segurado uma similar.
A arma Baldwin usou no set de filmagem foi entregue ao ator por um assistente de direção que garantiu que a pistola era segura, segundo informações presentes num pedido de busca e apreensão, autorizado pela Justiça de Santa Fé nesta sexta-feira. A análise dos equipamentos revelou mais detalhes sobre a morte de Hutchins durante a filmagem do longa-metragem "Rust".
De acordo com a investigação, o diretor assistente Dave Halls não sabia que a arma usada por Baldwin continha munição de verdade e afirmou ao ator que ela não estava carregada. Na ocasião, ele gritou "arma fria", segundo o documento judicial.
Além da arma, a roupa que Baldwin usava, e ficou manchada de sangue, também foi levada pela polícia como prova. Munições e outras armas cenográficas utilizadas na filmagem foram igualmente apreendidas.
Baldwin foi interrogado pela polícia, mas até agora ninguém foi formalmente acusado de algum crime por causa do episódio. Ele foi visto chorando após o depoimento.
''Não há palavras para expressar meu choque e tristeza em relação ao trágico acidente que tirou a vida de Halyna Hutchins, esposa, mãe e nossa colega profundamente admirada. Estou cooperando totalmente com a investigação policial para resolver como essa tragédia ocorreu e estou em contato com o marido dela, oferecendo meu apoio a ele e sua família. Meu coração está partido por seu marido, seu filho e por todos que conheciam e amavam Halyna'', disse.