Famosos


Atualizado em

Após comentário racista, William Waack é demitido de emissora

O vídeo foi divulgado em novembro de 2016

A Rede Globo anunciou na manhã desta sexta(22) a rescisão do contrato com o jornalista William Waack. O desligamento foi anunciado em um comunicado assinado pelo diretor de jornalismo da emissora, Ali Kamel. Afastado desde novembro do comando do Jornal da Globo, o jornalista ainda não se pronunciou dobre a demissão.

O comentário racista feito por Waack aconteceu no dia 8 de novembro de 2016 e causou revolta entre os telespectadores e internautas. O vídeo foi divulgado pelo perfil do jornalista e escritor Jorge Tadeu. Nas imagens, William Waack aparece no intervalo de um noticiário, em frente à Casa Branca, em Washington (EUA). Ao lado de um comentarista, ele participava da cobertura sobre a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais norte-americanas. Uma pessoa aciona a buzina de um carro, do lado de fora do local onde os dois estavam e, sem saber que era gravado, Waack comentou: "Tá buzinando por quê, seu merda do cacete? Não vou nem falar, porque eu sei quem é... é preto. É coisa de preto", disse.

Após comentário racista, William Waack é demitido de emissora
Após comentário racista, William Waack é demitido de emissora


Leia o comunicado na íntegra:

Em relação ao vídeo que circulou na internet a partir do dia 8 de novembro de 2017, William Waack reitera que nem ali nem em nenhum outro momento de sua vida teve o objetivo de protagonizar ofensas raciais. Repudia de forma absoluta o racismo, nunca compactuou com esse sentimento abjeto e sempre lutou por uma sociedade inclusiva e que respeite as diferenças. Pede desculpas a quem se sentiu ofendido, pois todos merecem o seu respeito. A TV GLOBO e o jornalista decidiram que o melhor caminho a seguir é o encerramento consensual do contrato de prestação de serviços que mantinham. A TV GLOBO reafirma seu repúdio ao racismo em todas as suas formas e manifestações. E reitera a excelência profissional de Waack e a imensa contribuição dele ao jornalismo da TV GLOBO e ao brasileiro. E a ele agradece os anos de colaboração".