Famosos

Antonio Fagundes revela por que pediu demissão da Globo após 44 anos

Ele relatou que a decisão veio após uma mudança nas condições oferecidas pela emissora durante a renovação contratual

O ator Antonio Fagundes afirmou que foi dele a iniciativa de encerrar seu contrato fixo com a TV Globo, onde trabalhou por mais de quatro décadas. Em entrevista publicada neste domingo (20) pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, ele relatou que a decisão veio após uma mudança nas condições oferecidas pela emissora durante a renovação contratual.

O que ele disse?

“Quando a emissora disse que eu não teria mais esse esquema de gravar segunda, terça e quarta para fazer as minhas peças, eu falei: ‘Não faço mais’”, declarou.

Fagundes destacou que sua saída representou uma perda para a própria emissora. 

“Eu levei 44 anos para me especializar. Quando atingi o auge da minha especialização, eles mudaram o processo de produção. Perderam o investimento deles. Perderam o patrimônio deles (…)”, afirmou.

O ator também comentou sobre o novo modelo de contratações adotado pelo canal, que resultou na dispensa de parte significativa do elenco veterano. “Tem uma turma que está lá agora, de jovens extraordinários, mas que não têm 40 anos de experiência”, disse. Para ele, a emissora “jogou a criança fora junto com a água da bacia”.

Fagundes deixou a Globo em 2020, durante um período de reestruturação que também envolveu nomes como Stênio Garcia, Vera Fischer, Renato Aragão, Miguel Falabella e Tarcísio Meira (1935–2021).

Durante a entrevista, o ator também refletiu sobre sua trajetória. 

“Ao longo desses 44 anos, eu peguei o auge da dramaturgia da emissora e tive a chance de trabalhar com os maiores autores. Das mais de 40 novelas que eu fiz na Globo, pelo menos umas 30 são icônicas. Então eu tive muita sorte, por poder escolher, e ao mesmo tempo um material muito bom, muito forte”, concluiu.

Assista aos episódios do Entretêcast, podcast do Entretêmeio