A ex-BBB 24 Alane Dias, natural de Belém do Pará, criticou a forma de consumo de açaí fora do seu estado. A declaração foi dada na última terça-feira (21) durante sua participação no “Pod Delas” comandado por Tatá Estaniecki e Boo Unzueta.
A bailarina disse que achou estranho o “açaí paulista”, já que onde mora o consumo do fruto é diferente com camarão, peixe e carne. Em regiões fora do Norte o alimento é consumido com leite em pó, paçoca e demais guloseimas.
“Aqui, meus amigos do teatro falavam: ‘vamos tomar um açaí’. Aí eu falava não é o que eu estou pensando com leite em pó, com chocolate, com paçoca, eu falei ‘gente pelo amor de Deus não é o açaí. A gente come açaí com peixe frito, quando eu me mudei não tinha o charque, não tinha o camarão, a gente come em Belém com frango e aí põe farinha de tapioca e come com algo salgado, isso faz parte realmente da nossa base alimentar que é um costume ribeirinho”, disse.
Alane aproveitou para falar sobre a história do consumo do alimento. O costume de comer açaí começou com a população ribeirinha, que habita as beiras dos rios. Por conta de ser rico em nutrientes, a fruta logo se tornou um grande atrativo.
“Eles sobem no açaizeiro, amassam o açaí e levam pra um local apropriado para bater o açaí pra gente consumir, não tem nada junto é só batido mesmo. Ele é muito nutritivo, porque os ribeirinhos originalmente tinham isso pra comer, eles pescavam o peixe no rio, colhiam o açaí, e ai comiam com farinha da baguda ou com farinha de tapioca”, finalizou.