Entretenimento


Atualizado em

Estudo diz que gosto musical revela como as pessoas pensam

Os pesquisadores afirmam que o trabalho pode ter implicações

O gosto musical de uma pessoa pode dar pistas sobre a maneira como ela pensa, e vice-versa. O estudo apontou que pessoas empáticas, com maior capacidade de se identificar com outra pessoa, preferiram músicas mais suaves, de baixa energia.

Image title

Já aquelas classificadas como "sistemáticas" - pessoas que procuram analisar padrões no mundo - optaram por punk, heavy metal e músicas em geral mais complexas.

Os pesquisadores afirmam que o trabalho pode ter implicações para a indústria musical.

Pessoas com alto índice de empatia tiveram maior inclinação a gêneros como R&B, soft rock e folk. Por outro lado, quem se aproximou mais do perfil "sistemático" teve tendência a gostar da música de bandas de heavy metal e de jazz contemporâneo.

Participantes com altos índices de empatia se aproximaram de músicas como a versão de Jeff Buckley para Hallelujah, de Leonard Cohen, e Come Away with Me, de Norah Jones. E quem foi identificado como "sistemático" teve maior conexão com músicas como Enter Sandman, do Metallica.

Ao avançar na investigação, pesquisadores descobriram que dentro de um mesmo gênero musical havia diferenças na intensidade e no estilo de música preferido por cada grupo.