Há pouco mais de um mês do início da Copa do Mundo, na África do Sul, as vitrines das lojas já começam a entrar no clima para atrair consumidores. Dois temas que a princípio não têm nada a ver com o outro, Copa do Mundo e vitrine de lojas, se comunicam entre eles mais do que pensamos.
"A alegria de um jogo vencido interfere na autoestima, faz o brasileiro acreditar mais no futuro e se arriscar mais. Quando o país se destaca em algo, aumenta o potencial de consumo, e isso vale não só para a Copa, mas para diversos outros eventos", disse Patrícia Rodrigues, proprietária da Vitrina & Cia, empresa de visual merchandising.
Patrícia explica que, para construir uma vitrine e alavancar vendas, é necessário estudar o perfil do consumidor de cada segmento, o que ele sente, vivencia e como se sente gratificado. "Diferente de cinco anos atrás, onde essa especialização era novidade, hoje isso está em fase de amadurecimento. Mas cuidado, pois a vitrine deve nos dar sensações e apresentar clareza para uma positiva reação à ação criada no ponto de venda."
Copa High Tech
Para aproveitar a Copa, as vitrines não têm como fugir da explosão de cores do país, das bandeiras e da bola de futebol. Mas apostar também em neons e materiais mais tecnológicos pode ser um golaço. "Com relação à tecnologia de vitrinas, podemos citar as projeções holográficas e a interatividade. Essa interatividade ocorre tanto entre produto e o ambiente cenográfico, como entre a vitrine e o público. E algumas vitrines, para conseguir isso, lançam mão do que há de mais high tech", disse Patrícia.
Outra vertente tecnológica nas atuais vitrines é o uso da interatividade através do touch screen. "Mas este recurso ainda está sendo desenvolvido, pois um dos propósitos é o de atrair o público para dentro da loja", afirmou a empresária, que explicou, ainda, que o conceito de modernidade é mais que isso. "Moderno hoje em dia é também passar o conceito de sustentabilidade, com o uso de materiais ecologicamente corretos".
Vitrine errada
Os erros mais comuns que podem acontecer na montagem de uma vitrine são:
-Aparência de abandono por mal acabamento
-Falta de iluminação
-Excesso de produtos
-Mesma ambientação por muito tempo
-Desatualização (passou o Dia das Mães ou acabou a Copa, e a decoração permanece)
Preparação para a Copa
Uma boa vitrine para a Copa do Mundo deve fazer parte de um planejamento semestral, ou mesmo anual, e ser concebida com bom tempo de antecedência. Só que o aproveitamento da Copa varia muito de acordo com o produto que será exibido. "É necessário que o consumidor já esteja empolgado com o que está acontecendo no mundo. O segmento eletrônico, como as TVs, saem na frente dos outros segmentos, podendo lançar e expor seus produtos muito antes do início da Copa", disse Patrícia Rodrigues.