A melhor classificação do Brasil em uma Olimpíada foi nos Jogos da Antuérpia, em 1920, quando a delegação verde e amarela chegou ao 15º lugar no quadro de medalhas, conquistando 1 medalha de ouro, 1 de prata e 1 de bronze.
Mais recentemente, em Atenas 2004, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) trabalhou duro para levar o Brasil ao 16º lugar, com 5 ouros, 2 pratas e 3 bronzes. Apesar da evolução no número de medalhas conquistadas ao longo dos anos em uma competição de alto nível, em Pequim 2008 o Brasil caiu de produção, encerrando a participação na capital chinesa com 3 ouros, 4 pratas e 8 bronzes, na 22ª posição do quadro de medalhas.
Superintendente executivo de esportes do COB e chefe da missão brasileira em Pequim 2008, Marcus Vinicius Freire conversou com exclusividade com a reportagem do Terra e comentou sobre os planos para as próximas Olimpíadas: Londres 2012 e Rio de Janeiro 2016.
O ex-jogador da Seleção Brasileira de vôlei, que integrou a "Geração de prata" conquistando o segundo lugar em Los Angeles 84, admitiu que o grande objetivo do COB é colocar o Brasil entre os 10 primeiros colocados nos Jogos que serão disputados no Rio.