Petrix, do grupo Camarote, é o primeiro líder do BBB 20. Ao vencer a tarefa, o atleta ganhou imunidade, passaporte para o grupo VIP e mil estalecas.
Em uma disputa de concentração e agilidade, os brothers tiveram um minuto para pegar balões na piscina e colocar em suas respectivas raias. Os balões eram escorregadios e deslizavam das mãos dos brothers. Cada balão tinha uma pontuação específica, conhecida apenas pelo público.
A prova foi individual e o ganhador exerce pela primeira vez o poder de escolher dez confinados que vão pertencer ao grupo VIP, com direito a usar a cozinha principal da casa e o poder de desfrutar de um cardápio especial. Petrix escolheu Lucas, Chumbo, Rafa, Manu, Gabi, Bianca, Mari, Babu e Felipe para acompanhá-lo no grupo VIP. Cada um desses membros também terá direito a mil estalecas. Os demais participantes ficam no grupo Xepa, com alimentação restrita e 500 estalecas para as compras da semana.
Petrix chegou a dar a pulseira para Pyong, mas ao ser informado por Leifert que ele também precisava do acessório, o atleta retirou a pulseira da mão do mágico, que foi direto para a xepa. Após vencer a Primeira Prova do Líder, Petrix comemorou com os amigos e andou pelo gramado no local: "Obrigado meu Deus, obrigado Brasil".
A Prova
Os brothers tinham um minuto para correr até uma estrutura que imitava uma piscina e trazer balões para a sua raia. Vencia a disputa quem alcançasse a maior pontuação.
O destaque negativo da prova fica por conta de Manu Gavassi. A cantora conseguiu pegar apenas um balão e ainda escolheu a cor verde, justamente a que eliminaria os participantes automaticamente.
A prova também teve três brothers que passaram do tempo para pegar seus balões. Mas Tiago Leifert usou o "VAR" e anulou essas capturas.
O balão verde eliminava os brothers da disputa, o vermelho valia um ponto, já os roxos, azuis e amarelos serviam como critério de desempate. A prova foi inspirada por uma disputa que aconteceu na Prova do Líder do BBB 12, vencida por João Carvalho.