"(...) Já tive amor de sonho, de criança, de tesão/ Já tive amor, então, mas HOMEM, que é bom/ Calma, que sou nova, ufa!/ Não conheci ainda, não/ Confesso-me ávida por essa provação". Ao escrever o poema acima, em 2008, Babi Xavier não tinha ideia do que o destino lhe reservava para um futuro próximo. Exatos dois anos depois, a atriz reencontrou Felipe Santos Corrêa, um namorado de infância que matou sua "fome de amor" e tornou real seu maior sonho: o de ser mãe.
"Nem tinha mais para onde aumentar o meu desejo de ser mãe. Mas reencontrá-lo foi defintivo para que o sonho virasse realidade. Era ele!", contou a atriz, mãe de Cinthia, de quatro meses.
A escolha do nome, aliás, teve inspiração nos tempos de modelo de Babi, quando ela se espelhava em ninguém menos do que Cindy Crawford. "Lia tudo sobre ela, a modelo gostosona, com mais formas, com quem eu me identificava. Ficava babando nas decisões executivas sobre a sua carreira e pensava: "será que um dia o Brasil vai ser tão profissional assim em moda?", disse.
Babi observa mudanças não apenas físicas, mas psicológicas com a chegada da primeira filha, que passou a ser o centro de suas atenções. "A presença dela está me chacoalhando inteira por dentro. Sinto o amadurecimento do amor, o aprimoramento do caráter, o aumento da fé em Deus e a motivação de enxergar as coisas no seu tamanho real", disse a atriz.
Em relação ao corpo, ela contou que conseguiu voltar rapidamente à boa forma graças às aulas de Yoga Bikram, realizadas em uma sala a 42º C, e aos cuidados com a alimentação.
"Durante a gravidez, fica tudo bagunçado e, para quem se cuida, parece injusto. É preciso paciência, compreensão, e... foco no bebê! Ainda não consigo me exercitar todos os dias, mas disciplina para separar cansaço real de preguiça é fundamental. Em relação à alimentação, simplesmente bani tudo o que era para ser apenas evitado, como chocolate, leite, café, frutos do mar e bebidas alcoólicas."
Apesar de se sentir realizada com a maternidade, Babi não pensa em dar um irmãozinho ou irmãzinha para Cinthia tão cedo. "Nesse exato momento? Não, mesmo! Muito obrigada!", disse a atriz, aos risos.
Preparação para a maternidade
"Li muitos livros, peguei bons aplicativos para o celular que me atualizavam diariamente. Também fizemos curso de novos pais e conversamos muito com casais que tinham bebês. Danielle Valente e Christiano Cochrane, grandes entusiastas no assunto, nos ajudaram muito. Muita informação e depoimentos foram fundamentais para evitar dúvidas e medos, mas cada bebê, cada gravidez é única."
Dores pós-cesárea
"Queria fazer tudo com a minha pequena e não conseguia, porque precisava de ajuda para mim mesma. Vi que quando se pretende ter um bebê, são necessárias três pessoas: uma para cuidar só da mãe, outra para as coisas do bebê, e outra para a casa, porque a vida, as contas, a necessidade do supermercado, da roupa lavada e da comida pronta não param, né?".
Não existe ex-pai
"Felipe é um pai muito participativo, e isso foi uma das coisas muito importantes que observei nele antes de resolvermos começar a tentar engravidar. A mulher deve estar consciente de que não existe ex-pai. É para a vida toda. Esse é um projeto e realização de duas pessoas, jamais quereria um coadjuvante nessa história. Somos dois protagonistas. As decisões, ações e resultados são responsabilidades iguais. Somos uma parceria, uma dupla, um time, um casal , uma família, o que a Cinthia precisar."
Casamento no religioso
"A pequena será a convidada de honra. Estamos pensando em um jeito de ela levar as alianças. Cinthia é o símbolo da nossa união e o resultado do nosso reencontro nessa vida."