
O Dia Nacional do Forró é comemorado nesta segunda-feira, 13 de dezembro. A data foi escolhida em homenagem ao aniversário do cantor Luiz Gonzaga do Nascimento, o eterno Rei do Baião. Apesar de Luiz Gonzaga ser o precursor do ritmo, a gênese da expressão artística genuinamente nordestina é antiga. Ela começou a tomar forma em bailes populares de Pernambuco no final do século XIX, conhecidos como forrobodó” e “forrobodança”.
Por representar um ritmo musical, estilo de dança e várias outras manifestações culturais nordestinas, pode ser caracterizado como a essência da identidade cultural do Brasil. Recentemente, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu o forró como Patrimônio Cultural do Brasil. A decisão agradou músicos e os apaixonados pelo gênero.
Ivan Silva, maestro da Arquestra Sanfonica de Teresina - Foto: Divulgação
Para o Sanfoneiro Ivan Silva, coordenador e maestro da Orquestra Sanfônica de Teresina, o 'super gênero' é uma herança deixada para todos os brasileiros. Segundo ele, o reconhecimento da importância do forró deve ser exaltado. "Eu acho que o forró é algo que já nasce naturalmente dentro do nordestino. A minha vida é um exemplo disso, conheci a sanfona ainda criança e hoje trabalho há mais de 30 anos com ela", destaca.
Na Orquestra de Teresina, Ivan realiza um trabalho conjunto com 14 sanfoneiros dedicados à música brasileira. Questionado sobre o que Luiz Gonzaga acharia das recentes variações de forró, Ivan, fã do Rei do Baião, acredita que o artista estaria realizado e celebrando a renovação e resistência do forró ao longo do tempo.
Por falar em resistência, Wilson Seraine, pesquisador da vida e obra de Luiz Gonzaga, possui o melhor destino para admiradores da vida e obra de Luiz Gonzaga. Idealizador do projeto Procissão das Sanfonas de Teresina, Wilson possui um museu particular em casa dedicado ao Rei do Baião.
Veja mais

Virginia Fonseca ostenta bolsa de R$ 500 mil durante viagem ao Uruguai

Duda Guerra se derrete por Benício Huck: “Orgulho da relação”

Luiza Ambiel se emociona ao gravar com filho mais velho de Gugu: “Crise de choro”
