O Parque da Cidadania está recebendo, desde esta segunda-feira, dia 10 de junho, um caminhão cheio de mistérios e magia. O projeto Teatro Móvel, um teatro cultural itinerante com peças que inspiram meninas e meninos a serem grandes profissionais da tecnologia, chegou a Teresina e fica neste espaço público até o próximo dia 14.
São apresentações gratuitas para a comunidade com sessões com horários definidos pela manhã e a tarde. São eles: 8h30, 10h, 14h e 15h30.
Um dos espetáculos em circulação pelo projeto é Uma janela para o mundo, da Companhia Realejo, grupo que trabalha com histórias focadas em narrativas protagonizadas ou escritas por mulheres e busca, de forma lúdica, levar ao universo infantil temas contemporâneos, como igualdade de gênero, tecnologia e empoderamento.
Apesar de tudo acontecer em um caminhão, vale destacar que há toda uma estrutura que garante o máximo de conforto para a plateia acompanhar de perto as apresentações, num espaço bem inusitado. Trata-se de uma sala de espetáculos com 30 poltronas e espaço para cadeirantes que pode ser transportada facilmente.
Este ano, o teatro passará por 10 municípios de 10 estados, tendo como foco a comunidade local, estudantes da rede pública, grupos de idosos, entidades beneficentes e Apaes.
O projeto, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, é realizado pelo Ministério da Cidadania e pela Magma Cultura. A iniciativa integra a campanha Eu Consigo, projeto que busca inspirar as crianças a acreditarem no próprio potencial e se interessarem por tecnologia e ciência.
Importante destacar que a iniciativa conta também com a parceria da Força Meninas e da Code.org, além das prefeituras municipais de cada cidade visitada. Aqui no Piauí, o projeto conta com o apoio da Prefeitura de Teresina através da Fundação Cultural Monsenhor Chaves. “Eventos como esse são de grande importância pois fomentam e difundem a cultura para pessoas de todas as faixas etárias, engrandecendo ainda mais o teatro na nossa cidade”, comenta o gerente de promoção cultural da FMC, Paulo Dantas.