Arte e Fest


Atualizado em

Teatro João Paulo II recebe Mostra de Dança

Na 2ª Mostra de Resultados da disciplina Dança, das Escolas de Tempo Integral, os alunos apresentarão o espetáculo ‘Educação Integral – Um desafio a ser abraçado’

Nesta terça-feira, 10, às 15h, no Teatro João Paulo II, ocorre a 2ª Mostra de Resultados da disciplina Dança, das Escolas de Tempo Integral assistidas pela Prefeitura de Teresina. Como finalização, o alunos apresentarão o espetáculo ‘Educação Integral – Um desafio a ser abraçado’.

Segundo o professor e coreógrafo Roberto Freitas, muito além de um espetáculo, esse é um momento de integração, mostrando que a dança vai muito além do que se vê em sala de aula, aliando-se a outras áreas do conhecimento, integrando valores, fazeres e saberes necessários à formação integral da pessoa humana. “Nesse sentido, não é imaginação dizer que: dançar é viver”, diz.

De acordo com o professor, é importante lembrar o pesquisador João Batista Freire, que diz que a dança como meio educativo compõe-se em um potente caminho de formação para todos os domínios do desenvolvimento humano, indo desde o domínio cognitivo até o socioemocional. “Colocar um corpo para dançar é potencializar sua formação, sua vida, o que se dá, dentre outras práticas de ensino e de aprendizagens, pelo entendimento de corpo e suas relações com o mundo, ou seja, pelo próprio viver a educação. Colocar um corpo para dançar é potencializar a sua educação, na perspectiva de um desenvolvimento ético, crítico e reflexivo, do biológico ao emocional, uma formação integral”.

E Roberto Freitas lembra que um pensamento como este só se torna possível por meio da união de muitos corpos, muitas pessoas que, aliando forças, conseguem implantar e desenvolver ideias, colhendo bons resultados.

 A realização é da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC), por meio das Escolas de Tempo Integral (ETIs), que tem como coordenadora geral Maria Eliane dos Santos Araújo. As escolas municipais participantes são: Areolino Leôncio, Camilo Filho, Eurípides Aguiar, Humberto Reis, Mário Covas, Monsenhor Mateus Rufino, Mocambinho, Murilo Braga, Noé Fortes, Planalto Ininga, Ubiraci Carvalho e Valter Alencar.

O espetáculo contará ainda com a participação especial do Cordão Grupo de Dança que, dirigido pelo Professor Mestre Roberto Freitas, também coordenador do espetáculo, realizará a abertura dessa vivência em Educação Integral.

No espetáculo será mostrado o universo dos processos formativos que ocorrem nas escolas. A escolha desse tema se deu, segundo Freitas, frente a necessidade de se refletir sobre inúmeras questões que permeiam o cotidiano da vida, principalmente escolar, como ética, respeito, cooperação, criatividade, amizade, sonhos. Há também outros valores, experiências e conhecimentos que são construídos a cada movimento, estratégias que permeiam a dança e a educação, que será mostrado através do espetáculo. (Por Liliane Pedrosa)