Arte e Fest


Atualizado em

Ponto de Equilíbrio faz aniversário e promove 17 oficinas

O Ponto de Equilíbrio vem se afirmando como um local de arte e cultura em Teresina, mantendo uma programação de cursos e oficinas nas diferentes linguagens

O Projeto Espaço Artístico Ponto de Equilíbrio completa dez anos. Um trabalho que tem como objetivo formação de artistas nas linguagens em dança, teatro, circo e música no Piauí. E neste mês de janeiro está disponibilizando 17 modalidades de oficinas nos três turnos.

Em 2012, ele recebeu o Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro, do Ministério da Cultura. Desde então, o espaço é um local de articulação para a formação, criação e produção artística das companhias, grupos, artistas, produtores e técnicos integrados às ações da Organização Ponto de Equilíbrio (OPEQ).

A entidade sem fins lucrativos é reconhecida como de Utilidade Pública no Estado do Piauí, pela Lei complementar Nº 6.073, de 17 de maio de 2011, e pelo município de Teresina, pela Lei Nº 4.887, de 18 de março de 2016. Teve sua origem na década de noventa como grupo Equilíbrio, inicialmente desenvolvendo ações culturais, fomentando a arte, a cultura popular e a produção artística.

Institucionalizada como ONG, a OPEQ foi fundada em 27 de janeiro de 2010. “Temos como missão promover a cultura no Estado do Piauí, promovendo o desenvolvimento e acesso a formação, criação, produção da arte piauiense e brasileira na sua diversidade cultural, fomentando espaços de convivência, gerando sensibilização e mobilização, como também realizando ações que fomentem a troca de conhecimento, fortalecimento da classe artística e a aproximação do público em geral às ações culturais”, diz Luís Carlos Vale, diretor da OPEQ.

O Ponto de Equilíbrio vem se afirmando como um local de arte e cultura em Teresina, mantendo uma programação de cursos e oficinas nas diferentes linguagens. É um projeto multicultural que dispõe de um ambiente para estudo, criação e exposição de artistas piauienses nas diferentes áreas. As aulas acontecem no centro de Teresina, na Av. José dos Santos e Silva, 1085, por trás da Igreja da Praça Saraiva, ao lado da ADH.

O espaço abriga no projeto de residência três grupos da cidade: a Cia. Equilíbrio de Dança, Teatro e Circo, Cia. Deslumbre de Teatro e Dança e Cia. Enlevo, além, da Trupe do Circo Equilibrista. Por conta disto, se tornou um local efervescente de criação, pesquisa de montagem de diferentes espetáculos nas várias modalidades artísticas. E mantém ainda uma programação de cursos livres como proposta a aproximação dos profissionais/professores/artistas com os alunos da escola da cidade, através de visitas, apresentações e aulas temáticas. Há toda uma equipe trabalhando para isso.

Luís Carlos Vale lembra que é muito difícil manter o espaço funcionado. “Sabemos o quanto os investimentos para cultura são pequenos e como os veículos de capitação destes recursos não funcionam para os pequenos produtores, as leis de incentivo são burocráticas e insuficientes. As politicas de incentivos à cultura na capital e no estado ainda estão se construindo e na esfera federal foram desmontadas”, diz o artista, ressaltando que este ambiente faz com que os artistas se unam para manter tudo funcionando mesmo sem recursos do poder público e do privado. “Vimos muitos projetos culturais no Piauí e todo o Brasil fecharem suas portas nestes últimos anos, neste ano, estamos funcionando em pleno vapor, e só crescendo em plena situação de crise econômica, mostra que o Espaço Artístico está no caminho certo. O projeto em 2020 abrirá 100 novas vagas para alunos de escolas da rede pública de ensino para cursos nas 4 linguagens artísticas”.