O Traidor, novo filme de Marco Bellocchio (Vincere), vai fazer sua estreia mundial na 72ª edição do Festival de Cannes no dia 23 de maio. O longa foi selecionado para concorrer à Palma de Ouro no festival. O filme é uma coprodução entre Itália, Brasil, Alemanha e França e tem previsão de estreia no Brasil no segundo semestre de 2019.
“O Traidor” é baseado na história real de Tommaso Buscetta e conta a trajetória do mafioso, o primeiro do alto escalão a se transformar em informante no caso do Maxi-Processo contra a Cosa Nostra. Quando Buscetta (Pierfrancesco Favino) muda para o Brasil, começa uma guerra de poder entre os clãs mafiosos, liderada pelo clã da cidade de Corleone. Durante essa guerra interna Buscetta é preso e deportado para a Itália. Incomodado com o rumo que a máfia tomou, distanciando-se dos seus princípios originais, ele faz um acordo com o governo italiano para denunciar seus antigos comparsas numa delação premiada. A atriz Maria Fernanda Cândido interpreta Maria Cristina de Almeida Guimarães, mulher de Tommaso Buscetta.
"Recebi a indicação com muita alegria e muita honra. Fiquei maravilhada quando soube que o filme tinha sido escolhido para a mostra competitiva de Cannes. Só de estar entre os selecionados já é uma vitória", afirma Maria Fernanda Cândido.
“É uma honra para a Gullane participar do novo filme do Marco Bellocchio, um dos diretores de cinema que a gente mais admira. Ter o filme na competição do Festival de Cannes dá a dimensão da importância desse filme para a indústria independente de cinema no mundo”, comentam os produtores Caio Gullane e Fabiano Gullane.
Rodado na Itália, Brasil e Alemanha “O Traidor” é uma produção IBC Movie, Kavac Film e Rai Cinema, em coprodução com Gullane, AD Vitam, Match Factory Productions. No Brasil as parcerias de coprodução são com Telecine e Canal Brasil e distribuição nacional pela Fênix Filmes e Pandora Filmes.
SINOPSE
No início dos anos 80, uma guerra generalizada eclode entre os chefes da Máfia Siciliana pelo controle do tráfico de heroína. Tommaso Buscetta, um integrante de alto escalão, foge para se esconder no Brasil. Na Itália, os acertos de contas acontecem enquanto Buscetta assiste de longe seus filhos e irmãos sendo assassinados em Palermo, sabendo que poderá ser o próximo. Preso pela polícia brasileira e extraditado para a Itália, Buscetta toma uma decisão que irá mudar os rumos da máfia italiana: ele decide se encontrar com o Juiz Giovanni Falcone e trair o voto eterno que fez à Cosa Nostra.