Contemplado pela Lei A. Tito Filho/edital 2012 com o projeto Ocupe o Espaço: Olhares sobre Teresina, o fotógrafo Maurício Pokemon lança neste sábado, no Campo Arte, bair-ro São João, o livro “Inventário Verde da Boa Esperança”, em que ele retoma a região berço da cidade como lugar de presença, convívio e atuação artística, e criou uma publicação sobre a relação ancestral da comunidade com espaço que legitimamente ocupa. Em fevereiro de 2020, a obra será lançada em Paris.
O “Inventário Verde da Boa Esperança” foi concebido a partir da convivência com margens e comunidades ribeirinhas de Teresina. A região Norte foi o primeiro espaço ocupado da cidade, lá viveram povos originários da região: índios, caboclos e descendentes de escravos—antes mesmo de ser o local escolhido para ser a nova capital.
A partir desse entendimento, Pokemon criou um livro aberto sobre a relação que encontrou das pessoas com o lugar.
Uma relação ancestral, que com seus modos de vida guarda para toda Teresina um cinturão verde muito próximo da área urbana e das ameaças que vem com os projetos urbanísticos.
A publicação vem a partir do projeto Ocupe o Espaço: Olhares sobre Teresina, apoiado pela Lei A. Tito Filho no edital 2012, com recursos liberados para sua realização em 2019. O livro foi feito com imagens analógicas e impresso nas técnicas de Risografia e Serigrafia. O processo de criação envolveu a construção coletiva de mapas poéticos sobre a Boa Esperança por moradores de muitas idades e a coleta de relatos que remetem a imagens de um tempo que pode ser outro ou o agora.
Parte da tiragem fica destinada à comunidade participante do projeto, ao acervo do Museu da Boa Esperança e ao Município como o edital determina. O “Inventário Verde da Boa Esperança” será comercializado por um preço especial nos encontros de lançamento, e em seguida disponibilizado em livrarias e pelo Instagram do @campo.arte.
Depois do lançamento em Teresina neste sábado, o artista vai a Paris, França, para uma residência de três meses no Cité Internationale des Arts, a convite do Institut Français du Brésil (IFB), Instituto Itaú Cultural e Prefeitura de Paris.
Na capital francesa, ele se dedicará a estudos, novas criações, intercâmbios com artistas e abertura de seu estúdio para mostra de trabalho com lançamento do livro Inventário Verde da Boa Esperança.
Maurício Pokemon é artista visual piauiense graduado em Jornalismo, atuou em veículos de comunicação do Piauí, e desde 2015 tem uma pesquisa na comunidade Boa Esperança, zona Norte de Teresina. Ele tem passagens por importantes festivais de fotografia, entre eles o Festival Encontros da Imagem/Portugal, Foto em Pauta/Tiradentes- MG, o Festival Internacional da Imagem Valongo/ Santos-SP e Festival SOLAR/Fortaleza-CE.
Em 2016, foi contemplado com o Prêmio de Criação em Artes Visuais de Teresina. No mesmo ano, desenvolveu “POROS” na fachada do CAMPO Arte Contemporânea—espaço em Teresina dedicado à Arte Contemporânea e (in)disciplinas a fins, e onde é artista residente desde então. Em 2017 circulou 10 estados da Amazônia Legal pelo Projeto Sesc.