Arte e Fest


Atualizado em

Inscrições para Concurso de Músicas Carnavalescas encerram na sexta

O edital do concurso está disponível no site da Prefeitura de Teresina e da Fundação Monsenhor Chaves

O que não pode faltar no carnaval é música e alegria. E visando reforçar a tradição dos antigos bailes e valorizar a produção dos artistas piauienses, a Prefeitura de Teresina através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves realiza o 9º Concurso de Músicas Carnavalescas. As inscrições estão abertas até o dia 24 e a primeira etapa é feita através da rede social Instagram. O evento será realizado dia 09 de fevereiro, a partir das 17h, na Ponte Estaiada, dentro do evento The Vejo na Ponte.

O edital do concurso está disponível no site da Prefeitura de Teresina e da Fundação Monsenhor Chaves. Os interessados devem, na primeira etapa, publicar o vídeo de música autoral em seu Instagram, aberto ao público com a hashtag #carnavalfmc2020, seguir e marcar o perfil da FMC (@cultura_the). O vídeo postado deve ter em sua descrição o nome do intérprete e compositor e deve ser gravado por quem irá interpretar a canção no dia 09 de fevereiro. Os vídeos devem ser objetivos, tendo como foco a canção e a interpretação e deverão ser postados no feed ou IGTV.

Será realizada uma triagem pela Comissão de Seleção, onde serão selecionados até 20 vídeos que serão postados no Instagram da Fundação, e os dez mais curtidos irão se classificar para a etapa final/presencial do 9º Concurso de Músicas Carnavalescas de Teresina. Os classificados, deverão comparecer a sede da FMC com os documentos para realizar a inscrição e confirmar a participação na etapa final. Os documentos necessários são: RG e CPF, comprovante de residência, cinco cópias da letra da música selecionada, com nome dos compositores e intérpretes, ficha de inscrição (anexo no edital) e release dos compositores.

Cada concorrente poderá inscrever até 2 músicas, sendo duas solos, ou uma solo e uma parceria ou 2 parcerias. As músicas, samba, frevo, marchinha, marcha rancho, deverão ser inéditas, não gravadas comercialmente, não ter sido participantes de outros festivais nem divulgadas em meios de comunicação até a data de sua inscrição, sob pena de desclassificação.

Para o gerente de promoção cultural da FMC, Paulo Dantas, a proposta é uma forma de dar mais praticidade para o artista e, de certa forma, promover o trabalho até mesmo na inscrição, bem como retomar a produção de canções que lembram os antigos bailes. “É uma vitrine para mostrar o trabalho dos nossos carnavalescos e compositores, mostrando que temos um espírito carnavalesco forte em Teresina”, finaliza.