Arte e Fest


Atualizado em

Humanitas leva espetáculo para 5 cidades

Espetáculo “Quando o amor é assim e não Assado” será apresentado em União, Bom Jesus, Parnaíba, Piripiri e Teresina

União, Bom Jesus, Parnaíba, Piripiri e Teresina são as cinco cidades que farão parte do projeto de circulação da peça ‘Quando o amor é assim e não assado’, encenada pelo Grupo Humanitas de Teatro. A ideia é levar a esses lugares, e nisso, a capital piauiense já saiu à frente com algumas apresentações, a discussão sobre uma temática que tem crescido na sociedade: a homossexualidade e os relacionamentos que ela envolve.

O espetáculo foi adaptado para o teatro por Luciano Brandão e é baseado no livro homônimo de Júnior Marks, lançado pela Editora Giostri (SP). Estreada em 2016, a peça já circulou por diversas capitais, conquistando, inclusive, prêmio de melhor texto no VI Festival de Monólogos – Solos Brasileiros, que aconteceu em Fortaleza (CE).

O espetáculo teatral ‘Quando o amor é assim e não assado’ trata sobre as questões de identidade de gênero e traz à tona o assunto através da história do primeiro amor do adolescente Neto, um garoto que tenta lidar com a descoberta deste sentimento pelo seu melhor amigo Hiago, com quem vive uma amizade cheia de cumplicidade e gentilezas e com o tempo vai transformando o drama em um romance cheio de delicadezas. Quando Hiago corresponde, Neto inicia a descoberta da sexualidade e dos prazeres de estar apaixonado.

“Pretende-se com a circulação do espetáculo por cinco cidades colocar em pauta a dificuldade que alguns adolescentes homossexuais encontram para se inserir no meio social, seja na escola ou em outros ambientes públicos. Geralmente são vítimas de brincadeiras pejorativas e até mesmo abuso por parte de outros jovens”, diz Júnior Marks.

Após a apresentação em cada lugar, haverá um bate-papo sobre o assunto, mostrando ainda outros pontos importantes do livro que originou a peça. A intenção também com esse momento é, segundo o autor, sensibilizar as pessoas presentes para ter um outro olhar para a homossexualidade na adolescência, ajudando pais e filhos a lidar com as dificuldades que surgem neste momento.

“As pessoas que possuem essa orientação sexual ainda são marginalizadas, oprimidas e muitas vezes subjugadas por pessoas homofóbicas. É um espetáculo sobre o amor, os obstáculos que encontramos e as soluções que seguimos. Como os protagonistas são todos adolescentes, fique certo de que essa história está recheada de dramas e mais dramas por coisas bem banais. Coisa que todo adolescente faz, sem exceções”, acrescenta Marks. Ele, além de ser o autor do livro, é quem está no palco deste monólogo. A primeira cidade a receber o espetáculo é União. A apresentação será nesta quinta, dia 24, às 19h30. A entrada é gratuita. O projeto possui o incentivo do Governo do Estado do Piauí por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura. (Por Liliane Pedrosa)