A Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) é notória pela diversidade de temas, eventos e pessoas que fazem da cidade fluminense, por cinco dias, a capital brasileira da literatura e, por extensão, do pensamento. Por isso, nenhum lugar poderia ser mais adequado para o debate “Faces do sexual: fronteiras entre gênero e inconsciente”, marcado para o dia 12 de julho, às 11h30, na Casa PublishNews. E se não puder ficar para a Flip 2019 inteira, vale a pena fazer um bate-e-volta nesse dia.
Com participação de uma poderosa trinca de psicanalistas — Christian Dunker, Vera Iaconelli e Rafael Kalaf Cossi —, o evento também marca o lançamento da obra que leva o mesmo título do debate, publicada pela Aller Editora, pela primeira vez na FLIP. Organizado por Cossi e com a participação de vários profissionais, o livro reúne textos sobre a questão do gênero – justamente em um momento em que o tema suscita muita discussão – sob uma ótica multiforme.
Ora reflexivos, ora provocadores, mas sempre originais, os artigos oferecem leituras que ultrapassam a ortodoxia psicanalítica ou filosófica, desafiando o leitor a entender a diversidade de gênero pela via da diversidade de abordagens. Além de Cossi e Dunker, a obra conta com textos de Vladimir Safatle, Patricia Gherovici, Patricia Porchat, Carla Rodrigues, Pedro Ambra e Beatriz Santos.
Sobre os participantes do debate: Rafael Kalaf Cossi tem graduação em Psicologia, mestrado e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP) e participa das atividades da Escola de Psicanálise do Fórum do Campo Lacaniano (EPFCL-SP). Vera Iaconelli é psicanalista, doutora em Psicologia pela USP, diretora do Instituto Gerar e articulista do jornal Folha de S. Paulo. Christian Dunker é professor titular do Instituto de Psicologia da USP, Livre Docente em Psicologia Clínica, fez pós-doutorado na Manchester Metropolitan University e é Analista Membro de Escola (A.M.E.) do Fórum do Campo Lacaniano.