Mais da metade dos viajantes (56%) da América Latina afirmam que aprender mais sobre suas raízes é o maior diferencial de uma viagem pela região. O número sobe significativamente para 71% entre os colombianos e para 68% em meio aos mexicanos, mas cai para 43% entre brasileiros e argentinos. Os dados são de uma pesquisa da Booking.com, líder mundial em conectar os viajantes com opções incríveis de lugares para ficar, realizada com 4 mil viajantes do Brasil, México, Colômbia e Argentina no último mês de março.
O levantamento também mostra que proximidade e custo pesam muito na escolha para viajar pela América Latina, com destaque para os brasileiros, que se posicionam como os mais preocupados neste quesito (73%). Em seguida, estão os mexicanos (72%), colombianos (71%) e, por fim, os argentinos (63%).
Além disso, 4 em cada 10 viajantes (44%) da América Latina discordam de pessoas que dizem que "os destinos da região são muito parecidos com o lugar onde vivem", reforçando as inúmeras opções de cidades e vilarejos encantadores e exuberantes que a região tem a oferecer. Este número, inclusive, sobe para 51% em meio aos brasileiros.
De modo geral, além da busca por destinos de natureza exuberante, grande parte dos viajantes da América Latina também procuram por destinos calmos, com povos autênticos (42%) e próximos a sítios arqueológicos (35%). Especificamente em meio aos brasileiros, quando falamos de pontos turísticos, o viajante normalmente escolhe Buenos Aires (61%) e Bariloche (56%), na Argentina; Ilha de San Andrés (47%) e Centro Histórico de Cartagena de Índias (39%), na Colômbia; e as Pirâmides de Teotihuacán (59%), no México.