O Carnaval ainda nem começou oficialmente, mas já tomou as ruas da cidade de São Paulo. Este ano, a maior cidade do Brasil espera que cerca de 15 milhões de pessoas participem dos mais de 670 desfiles de blocos de rua, distribuídos por mais de 450 pontos da cidade - um crescimento de 38% em relação a 2019, segundo estimativas da Prefeitura de São Paulo. Para celebrar o crescimento da principal festa popular brasileira, a Banda Alana, formada por crianças e jovens moradores do Jardim Pantanal, bairro do extremo leste de São Paulo, gravou o samba “Locomotiva da Alegria”, do publicitário e compositor Sergio Valente.
Sergio é um dos compositores da música símbolo do Carnaval baiano, a “We Are Carnaval”. Essa versão da “Locomotiva da Alegria” contempla um arranjo musical inédito, criado pela musicista e regente da Banda Alana, Silvanny Rodriguez (Sivuca), e tem como missão valorizar o Carnaval de São Paulo. O samba está disponível gratuitamente no Spotify e pode ser reproduzido por bandas e blocos carnavalescos sem a necessidade de consulta prévia.
“A música chegou pra mim como um projeto lindo -- reuni músicos jovens que têm talento e capacidade de sobra, trabalhamos nos arranjos para deixá-la com ainda mais cara de Sampa, sempre respeitando a minha ancestralidade e a de Sergio Valente, que também tem a alma na Bahia, e gravamos”, explica a regente Silvanny.
Criada em 2007 no Espaço Alana, a Banda Alana surgiu como uma oficina de música com aulas de canto coral, percussão, teoria e musicalização infantil. Hoje a Banda é formada por 40 músicos, com idades entre 11 e 21 anos, todos moradores da comunidade do Jardim Pantanal, e é regida pelas professoras e musicistas Silvanny Rodriguez e Adriana Biancolini.