Começa nesta segunda, 23, a 13ª edição da Primavera dos Museus. Organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), instituição vinculada ao Ministério da Cidadania, o evento prevê a realização de atividades especiais com o objetivo de atrair a atenção e mais público para essas instituições. Em 2019, 848 museus participam da semana, que se estende até o domingo (29), com 2.657 atrações formatadas especialmente para a temporada, incluindo palestras, oficinas, exposições, workshops, shows e outras atividades.
O tema deste ano é “Museus por dentro, por dentro dos Museus” e busca envolver o público na aventura de conhecer, preservar e compartilhar suas memórias. A proposta é permitir que os visitantes conheçam o dia a dia dos museus para além dos espaços de exposição, vendo também outras áreas, como curadoria de obras, preservação de acervo e pesquisas científicas. Na realidade, a 13ª Primavera busca mostrar ao público a complexidade do conjunto de atividades museais, cujo objetivo último é preservar os bens e fazer com que a interação do público com as informações e memórias expostas seja a mais fluida e clara possível.
Em Teresina, a Orquestra Jovem do Sesc, sob a regência de Luizão Paiva, abriu a programação no Museu do Piauí Casa de Odilon Nunes e, em seguida, foram lançadas a 4ª Edição do Jornal Memória e a IV Bienal do Sertão artes Visuais. O público também confere a exposição “Passa por Dentro”, de Avelar Amorim e “O que é o contemporâneo”, instalação/exposição de estudantes de artes visuais da Universidade Federal do Piauí.
A programação do Museu do Piauí Casa de Odilon Nunes, que vai até sábado, 28, com a exibição do filme Camocim, também tem oficinas, palestras, visitas mediadas e aulas temáticas.