Amy Winehouse (1983 - 2011) completaria 28 anos nesta quarta-feira, dia 14. Com apenas dois CDs gravados, ela morreu em 23 de julho passado, de causas ainda desconhecidas. Nesta quarta-feira, um dueto dela com Tony Bennett deve ser lançado.
Provavelmente, Amy foi "a" voz da primeira década deste século. Não bastasse, um de seus hits --"Rehab"-- ganhou o posto de música mais influente da década, encabeçando uma lista de 100 canções divulgada pelo jornal britânico "The Telegraph".
O sucesso veio logo com o estreia, quando o disco "Frank" (2003) foi muito bem recebido pela crítica.
Em 2006, o também muito elogiado "Back to Black" chegou ao mercado ao mesmo tempo em que veio à tona grave dependência de drogas que causou transformação radical no comportamento, no físico e no estilo da cantora.
Como Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison e Kurt Cobain, Amy viveu sempre "no limite" e morreu com a mesma idade deles.
A última canção gravada por Amy Winehouse foi hoje revelada
«Body and Soul» não é mais nem menos do que o dueto com Tony Bennett, que fará parte do próximo disco do veterano. Veja aqui
A canção dos anos 30 já tinha sido gravada por vozes como as de Frank Sinatra, Billie Holiday e Ella Fitzgerald. O aniversário de Winehouse leva também o pai Mitch a inaugurar hoje a Fundação Amy Winehouse, que terá como missão apoiar o combate ao consumo de álcool e drogas.
Mitch Winehouse acredita que a filha terá sofrido uma recaída motivada pelo corte abrupto na ingestão de bebidas alcoólicas. Isto porque os exames realizados ao corpo não revelaram a presença de drogas.