Adulto


Atualizado em

Especialista explica situações em que o sexo na gravidez está proibido

A gestação é um momento repleto de transformações.

A gestação é um momento repleto de transformações, tanto emocionais quanto físicas. Por isso, é comum as mulheres terem muitas dúvidas sobre o que é e o que não é recomendado nesses nove meses. No que diz respeito ao manter relações sexuais, é preciso ter algumas coisinhas em mente. As informações são do Vix

A ginecologista e obstetra Mirna Nakano, do Hospital São Luiz, em São Paulo, afirma que não há nenhum problema em manter relações sexuais regulares durante o período gestacional. Mas é preciso sim tomar alguns cuidados, especialmente se a gravidez apresentar algum tipo de problema, como placenta baixa ou sangramento.

A médica Luciana Deister explica que o sexo na gravidez só deve ser evitado diante de duas situações:

Se houver sangramentos no primeiro trimestre da gestação é fundamental que a gestante procure seu médico para investigar a origem do sangramento. Conforme Mirna, se o sangramento for pouco e de cor escura, o quadro pode ser uma reação natural do corpo devido às mudanças fisiológicas da mulher.

Mas se for vermelho vivo, em maior quantidade, pode ter havido um deslocamento do saco gestacional. Por isso, em qualquer uma dessas situações, é essencial que um médico seja procurado para esclarecer melhor.

Também é contraindicado manter sexuais quando há chances da gestante ter um parto prematuro. Os dados são controversos e, por isso, em algumas situações o médico pode restringir a atividade sexual, sim, uma vez que o esperma masculino contém prostaglandinas, que poderiam, em teoria, induzir o amolecimento e dilatação do colo e provocar contrações.