Entretenimento


Atualizado em

Abertas inscrições do Prêmio de Monografias sobre Folclore e Cultura

Os autores de trabalhos inéditos podem se inscrever até o dia 17 de julho.

Estão abertas as inscrições para a edição 2020 do Prêmio Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por intermédio do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP). Os autores de trabalhos inéditos podem se inscrever até o dia 17 de julho. 

Criado em 1959, o objetivo do prêmio, lançado anualmente, é fomentar a pesquisa, estimulando a diversidade e atualização da produção de conhecimento no país nesse campo de estudos. Os dois melhores trabalhos serão premiados com R$ 25 mil e R$ 20 mil, respectivamente e a comissão julgadora, composta por especialistas, poderá ainda indicar até três menções honrosas, que serão agraciadas exclusivamente com o título de destaque.

Podem participar brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros residentes no Brasil, inscrevendo trabalhos individuais ou em equipe, que deverá ser inédito, escrito em português e ter caráter monográfico. O autor assinará o trabalho sob pseudônimo e o documento poderá ser enviado por e-mail, em arquivo PDF para [email protected], ou por envelope lacrado, conforme orienta o edital.  

As monografias concorrentes deverão demonstrar contribuição ao aprofundamento e renovação dos estudos de folclore e cultura popular; originalidade no tema e abordagem; domínio de bibliografia especializada; consistência na argumentação e clareza na apresentação dos resultados, entre outras características. O resultado será divulgado até o dia 4 de dezembro de 2020. 

Sílvio Romero

Nascido em Sergipe em 1851, Sílvio Vasconcelos da Silveira Ramos Romero foi um crítico literário, ensaista, poeta, filósofo, professor e político brasileiro. Cursou a Faculdade de Direito do Recife e, na década de 1870 colaborou, como crítico literário, em vários periódicos pernambucanos e cariocas.

Como resultado de pesquisas sobre o folclore brasileiro, escreveu O elemento popular na literatura do Brasil e Cantos populares do Brasil. Em 1891 produziu artigos sobre ensino para o jornal carioca Diário de Notícias, dirigido por Rui Barbosa.