Torquato Neto é tema do documentário "Torquato, Imagem da Incompletude", que será exibido na Quarta do Cinema, 7 de abril, às 22h25. No Curta!
O poeta, jornalista e letrista piauiense entrou para a história da cultura brasileira por sua originalidade e transgressão e sempre marcou presença na vanguarda, envolvido diretamente a movimentos artísticos com este perfil, como a Tropicália, o cinema marginal e a poesia concreta.
Dirigido por Danilo e Guga Carvalho, o filme mistura um vasto material de arquivo, ora exibido ao público, ora exibido aos entrevistados que, diante das imagens e da passagem do tempo entre elas, relembram Torquato e analisam a sua trajetória.
A potência criativa, a generosidade e o afã por produzir uma arte nova e libertária, formalmente e esteticamente, marcam essas lembranças, além do contexto de forte repressão por parte do regime militar da época.
O filme propõe uma reflexão sobre vida, obra e pensamento de Torquato Neto, destacando sua produção vigorosa que se encerrou precocemente com seu suicídio, aos 28 anos, em 1972. Entre as obras relembradas estão a revista “Navilouca”, o filme “Terror da Vermelha” e sua atuação na coluna jornalística “Geleia Geral”, que ajudou a disseminar a arte de vanguarda brasileira da época.