Entretenimento

São Paulo Fashion Week completa 15 anos com astros internacionais

Semana de moda, que começa nesta sexta-feira (28), faz festa de debutante.

Nunca uma festa de debutante teve tantos convidados estrelados. Na nova temporada de desfiles que começa nesta sexta-feira (28), a São Paulo Fashion Week comemora seus 15 anos com uma lista de celebridades internacionais dentro e fora da passarela.

O astro americano Ashton Kutcher tem tudo para conseguir um feito jamais alcançado por uma modelo: dividir as atenções sempre dedicadas a Gisele Bündchen na apresentação da Colcci. O galã ícone do Twitter ? ele foi a primeira celebridade a ter 1 milhão de seguidores ? vai desfilar para a grife no domingo (30), às 21h.

Kutcher desembarcou na capital paulista na tarde da última quinta (27), ao lado de sua mulher, a atriz Demi Moore, e da enteada, Rumer Willis. Mãe e filha devem conferir a performance fashion do ator na fila A do desfile ? que promete ser o mais concorrido desta edição.

Quem também é esperada no prédio da Bienal do Parque do Ibirapuera é Christina Aguilera. A cantora pop americana não vai defender nenhuma grife na passarela, mas sim vender os próprios modelitos: a loira assina uma linha de roupas com a C&A e estará no lounge da marca na terça (1), às 17h30.

Paris Hilton completa o time dos ?tops de ocasião? desta SPFW. Pela segunda temporada consecutiva, a mais festeira da patricinhas americanas desfilará para a Triton às 21h30 desta sexta (28).

Furacão Lea T



Entre as tops brasileiras, quem deve causar frisson é Lea T. A modelo transexual, filha do jogador de futebol Toninho Cerezo, será o destaque da apresentação da coleção feminina de Alexandre Herchcovitch, no sábado (29), às 21h30.

Mineira de Belo Horizonte, criada na Itália, Lea nasceu Leandro e foi descoberta por Riccardo Tisci, estilista da Givenchy. Após fotografar uma campanha da grife, Lea foi tema de reportagens na Vogue francesa, na Vanity Fair italiana, entre outras.

A última proeza de Lea foi estampar a capa da revista Love beijando a boca da top britânica Kate Moss. Com tantas aparições, a brasileira entrou para a lista das 50 modelos mais importantes da atualidade, elaborada pelo site especializado Models.com, na 40ª posição.



E por falar em tops nacionais bem colocados no ranking, a SPFW terá Isabeli Fontana, Raquel Zimmermann e Francisco Lachowski. As belas vão abrir a temporada de moda paulista no desfile da Animale, marcado para às 17h30 desta sexta (28).

Lachowski estará na passarela da marca Reserva, na segunda (31). Aos 19 anos, o modelo curitibano foi recordista de desfiles na temporada de moda masculina de Milão, em 11 apresentações.

Inspirações de inverno

A maioria dos estilistas prefere fazer mistério sobre o que será exibido na passarela da SPFW, que nesta edição apresentará as tendências para o inverno 2011. Mas há quem não se importe com o fator surpresa e dá uma prévia do que foi preparado nas oficinas de costura.

Caso de uma grife cuja principal marca é justamente... surpreender! A Neon de Dudu Bertholini e Rita Comparato tem como inspiração o universo feminino. "Perfumes, batom e surrealismo" será o tema da coleção da marca, que terá como cores fortes o branco, o vermelho e o preto.

Já a Maria Bonita de Danielle Jensen terá peças inspiradas em fotos históricas da construção de Brasília, numa coleção dominada pelo branco e preto. A fotografia novamente pauta a estilista, que no verão 2011 desenvolveu uma série de peças a partir da pesquisa em um livro de imagens das fachadas de casas populares do Nordeste, clicadas por Anna Mariani.

Fause Haten é outro que tem potencial para promover uma catarse fashion na temporada. O estilista - que já promoveu uma chuva de flores na passarela e cantou com uma máscara à Lady Gaga em seu desfile mais recente - apresentará uma coleção com o tema "simplicidade, liberdade".

Bastante emocional promete ser o desfile da Osklen, que das cinzas fez seu inverno.

Em fevereiro de 2010, a fábrica da marca no Rio de Janeiro foi vítima de um incêndio que destruiu parte de seu acervo.

Para resgatar essa memória perdida, o estilista Oskar Metsavaht desenvolveu peças inspiradas em coleções passadas da grife.

Confira abaixo o calendário de desfiles da SPFW:

Sexta-feira (28/01)

17h30 - Animale

19h - Tufi Duek

20h15 - Samuel Cirnansck

21h30 - Triton

Sábado (29/01)

12h30 - Reinaldo Lourenço

15h30 - Ghetz

16h30 - Ellus

17h30 - Neon

20h - Amapô

21h30 - Alexandre Herchcovitch (feminino)

Domingo(30/01)

13h - Iódice

16h - Juliana Jabour

17h30 - Cori

19h - Osklen

21h - Colcci

Segunda (31/01)

14h - Huis Clos

16h30 - Maria Bonita

18h - Ronaldo Fraga

19h - V.ROM

20h30 - Reserva

Terça (1/02)

15h30 - Do Estilista

17h - Ana Salazar

18h30 - FH por Fause Haten

19h30 - Jefferson Kulig

21h - Lino Villaventura

Quarta (2/02)

13h - Gloria Coelho

15h30 - João Pimenta

17h - Alexandre Herchcovitch (masculino)

18h30 - Fernanda Yamamoto

20h - André Lima

21h30 - Cavalera