Entretenimento


Atualizado em

Roberto Freitas lança livro sobre o Cordão de Dança

Será nesta quarta-feira na Casa da Cultura




Arte, Educação, Inclusão: 10 anos de Cordão Grupo de Dança é o novo livro do coreógrafo e professor de dança, Roberto Freitas, mestre em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília, em parceria com o Prof. e jornalista Flavio Brebis. Trata-se de uma edição bilíngue (português/inglês) com 246 páginas ilustradas que conta a trajetória de um grupo de dançantes que conseguiu a transformação de suas vidas por meio da arte e da educação.Tudo a partir de um pensamento de arte-educação que, aliado a um forte conceito de inclusão, mudou a realidade de um grupo de meninos e meninas da periferia de Teresina.

O Cordão Grupo de Dança é formado por jovens, estudantes e egressos da Escola Municipal João Porfírio de Lima Cordão, no bairro Renascença III. Em fevereiro de 2015, completou 10 anos de existência desenvolvendo na dança um trabalho que alia o fazer artístico a objetivos educativos e de inclusão no cenário cultural local, com apresentações competitivas realizadas em festivais de nível internacional. O grupo possui 66 prêmios, quatro deles, de nível internacional. “Essa iniciativa mostrou-se de grande valor na formação daquelas pessoas, crianças e jovens, artistas, no que concerne à composição de representações positivas”, diz Roberto Freitas, diretor do grupo.

Em Teresina, muitos profissionais da dança tiveram o início de sua trajetória artística dentro da escola formal onde, por meio de projetos subsidiados pelo poder público puderam conviver com dois pensamentos: o de uma educação formal e o de uma educação não formal, que privilegiaria o corpo, dando oportunidade de se expressar. “Não só em Teresina, mas em qualquer lugar do mundo, um maior e melhor entendimento sobre os benefícios de uma educação corporal, uma consciência do corpo para, dentre outros objetivos, o desenvolvimento pessoal e social de uma pessoa, será de enorme ajuda enquanto meio dentro de qualquer processo de ensino e de aprendizagem, formal ou não formal. Refletir sobre aspectos que influenciam na formação de um corpo, nos dias atuais, torna-se de valor inestimável, principalmente quando se leva tal reflexão para um campo onde, pessoas, educandos/as jovens, estão em pleno processo de formação, a priori dita educacional, mas em termos mais abrangentes, em uma formação integral”.

O resultado de todo esse estudo resultou no livro que será lançado logo mais a noite, às 19h, na Casa da Cultura. “O lançamento desse livro significa uma estratégia para o incentivo e valorização do ensino e da pesquisa em dança no estado do Piauí. Acredito que a história do Cordão Grupo de Dança pode se transformar em referência para outras iniciativas artísticas, educacionais e de inclusão, principalmente no concernente à utilização da dança enquanto processo de fundamental importância na formação integral de um corpo”. (L.P)