Vários estudos comprovam que educação musical auxilia no desenvolvimento cultural e psicomotor, estimula o contato com diferentes linguagens, contribui para a sociabilidade e democratiza o acesso à arte. E justamente por isso, a partir de 2012, será conteúdo obrigatório em toda Educação Básica, de acordo com a Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Mas enquanto a determinação não entra em vigor, a Orquestra Sinfônica de Teresina já dá a sua contribuição e realiza uma série de ensaios abertos, gratuitos, para alunos de escolas públicas e particulares sempre às ultimas sextas-feiras do mês. Os diretores interessados em levar seus estudantes devem agendar a data na coordenação do Palácio da Música.
De acordo com coordenador da Associação dos Amigos da Orquestra Sinfônica de Teresina, Abiel Bonfim, o projeto tem como objetivo aproximar os estudantes da música erudita, criando um público para esse tipo de apresentação, além de educar jovens musicalmente. ?Na ocasião, é explicado o funcionamento de uma orquestra, falamos dos autores e dos instrumentos e suas funcionalidades de forma didática?, relata.
O Ensaio Aberto acontece sempre às últimas sextas-feiras de cada mês, das 16h às 18h, e tem atraído várias instituições de ensino públicas e particulares. Segundo Abiel, as escolas que tiverem interesse em levar seus alunos devem agendar a visita no Palácio da Música.
A Associação dos Amigos da Orquestra Sinfônica de Teresina é mantida pela Prefeitura Municipal de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, e com a presença de pais e professores, o intuito é que a música erudita torne-se um tema do cotidiano teresinense. ?Queremos levar este tema às salas de aula, às casas das
pessoas, à vizinhança...?, diz Aurélio Melo.