O Metrópolis, que no último dia 6 estreou uma nova fase, mais moderna e lincada com os meios digitais, nestasexta-feira (10/7), apresenta sua versão mais longa e de estúdio, com a participação da cantoraAlcione. O programa vai ao ar a partir das 19h40, na TV Cultura.
A Marrom é entrevistada, remotamente, por Adriana Couto e Cunha Jr. A cantora apresenta seu novo álbum,Tijolo por Tijolo; fala sobre o sucesso de seus memes na internet, o documentário que marca seus 70 anos de vida e o musical biográfico dirigido por Miguel Falabella. A artista ainda comenta sobre o tema do programa,#Saudade.
O Metrópolis também faz uma reflexão sobre a temática em outras reportagens. O programa conversa comGiovanni Bruno Schiffini e Lucas Bueno, jovens de diferentes gerações, que gostariam de ter vivido em épocas passadas - o primeiro tem 26 anos e o segundo 17. Eles sentem saudade de um época não vivida.
Giovanni é fã de bandas de rock antigas, especialmente da década de 70, como Led Zeppelin, Pink Floyd e Deep Purple. As letras e estilo musical o remetem a um período que, de acordo com ele, era mais livre e politizado.
Lucas admira as produções cinematográficas antigas. Seus filmes favoritos sãoHomem Elefante (David Lynch, 1980), Poderoso Chefão (Coppola, 1974) eJackie Brown (Tarantino, 1998). E seus grandes diretores inspiradores, Lucas é estudante de cinema, são Coppola, Kubrick e David Lynch.
Em outra matéria, Adriana Couto entrevista o fotógrafo Emanuel Duarte, de Campina Grande, na Paraíba. Ele mostra seu mais recente trabalho, O Descolorir da Tradição - Sonhos em Quarentena, exposição virtual que retrata como estão os profissionais que trabalham no São João de Campina Grande durante a quarentena. Assim como o tema do programa, o fotógrafo que há cinco anos retrata a festa tradicional da Paraíba, resolveu mostrar como está a saudade da comemoração, por meio desses personagens.
A repórter Renata Simões ainda faz uma entrevista com a chef Janaína Rueda, que fala sobre uma novidade lançada durante a pandemia, seu delivery "afetivo".
Realização: Fundação Padre Anchieta, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal - Lei de Incentivo à Cultura