Lisandra Souto chega à reta final de Salve Jorge com o sentimento de que tem muito para comemorar: há um ano, a atriz tomou a decisão de correr atrás de um sonho que ficou no passado, quando ela abandonou a carreira em nome do casamento. Nos intervalos das gravações dos últimos capítulos, a atriz, que interpreta a dondoca Amanda, convidou a equipe do site da novela para fazer um balanço da volta para a TV e as mudanças na rotina, que inclui até leitura de capítulo com os filhos.
Assim como na trama de Glória Perez, Lisandra viveu momentos difíceis no ano passado, mas que já foram recompensados com o sucesso dela na novela. Há um ano, a atriz terminou o casamento de quinze com o jogador de vôlei Tande, quando decidiu retomar a vida artística. Diferentemente de Amanda, que insiste em recuperar o casamento com Carlos (Dalton Vigh), depois do fim da união, ela seguiu em frente e decidiu batalhar pelo seu espaço e conquistou um papel que a trouxe de volta para o mundo da dramaturgia. A partir daí, Lisandra, que nunca foi esquecida pelo público, pôde voltar a sentir o gostinho de atuar e ter o reconhecimento pelo seu trabalho.
"Me lembro que quando pensei em voltar para TV, fui até a igreja e falei: ?meu Deus do céu, será que eu tô fazendo o certo? Será que é isso mesmo? Se tudo o que eu quero der certo, é porque o senhor está respondendo para que eu continue neste caminho. Se não der certo, é porque tenho que voltar ao que estava antes.? E aí, tudo foi dando certo?, diz a atriz revelando um lado religioso em um dos seus dias de folga das gravações de Salve Jorge.
"Nem o Tande sabe: via novela e anotava cenas para interpretar em frente ao espelho" - Lisandra Souto
Mãe de Yasmim, de 13 anos, e Yago de 9, Lisandra encontra na relação com as crianças uma oportunidade de se fortalecer ainda mais. Não é difícil de notar a cumplicidade entre os três. Enquanto conversa, ela se diverte e se enche de orgulho das ?crias?. ?Meus filhos são meus companheiros. São filhos do mesmo pai e da mesma mãe, porém completamente diferentes um do outro?, avalia Lisandra depois de passar o texto de uma das cenas de Salve Jorge com as crianças.
Este é o primeiro ano que a atriz passa o Dia das Mães separada de Tande. "Minha vida mudou muito de lá para cá. É um ato de muita coragem, depois de tantos anos, começar do zero, em todos os sentidos. Mas a vida segue. O importante é estar com os meus filhos, ao meu lado, no Dia das Mães. Isso é o que me deixa feliz."
Se tem algo que nunca morreu dentro da atriz, foi a vontade de atuar. ?Eu fiquei muitos anos sem assistir novela, porque me dava saudade. Se eu estava com o Tande em casa, evitava assistir porque ele ia perceber a minha saudade e poderia se sentir culpado. Muita gente não sabe o que eu vou dizer, nem o Tande sabe: mas quando estava sozinha em casa, assistia novela e anotava cenas num papel para depois interpretar. Pegava tudo que transcrevia e contracenava de frente para o espelho. Fazia várias versões daquela cena?, conta atriz ainda sem acreditar que hoje atua para valer, sem fazer nada escondido.
A beleza emprestada para Amanda
Lisandra Souto exibe um brilho no olhar e encanta o público com a mesma beleza do início da carreira. Aos 38 anos de idade, a atriz é vaidosa, está sempre muito bem maquiada e vestida. ?Não acho que beleza seja fundamental, mas gosto de me olhar no espelho e me sentir bem. Fico chateada se acordo um dia e percebo que engordei. Sempre falo para minha filha sobre a importância de se cuidar tanto pela saúde quanto pela vaidade feminina.?