Além de trazer diversas atrações nacionais, o 1° Festival de Música Instrumental de Teresina oferece oficinas com grandes professores instrumentistas de todo o Brasil. As inscrições para estes cursos estão abertas até a quarta-feira e podem ser feitas na sede da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, localizada na Rua Félix Pacheco, N° 1426, Centro/Sul.
As aulas serão ministradas entre os dias 05 e 09 de julho no Palácio da Música, na Escola de Música Adalgisa Paiva e na Escola de Música de Teresina. Para se inscreverem, os interessados devem atender alguns pré-requisitos descritos no regulamento do festival, disponível no site da FCMC [www.fcmc.pi.gov.br]. As taxas custam apenas R$ 30,00 para uma oficina e R$ 50,00 para duas.
O Festival de Música Instrumental de Teresina tem como proposta incrementar o cenário cultural da cidade com um evento voltado à composição instrumental, que na capital piauiense já tem um público forte e crescente. ?Notamos que muitos teresinenses investem bastante nestes tipos de oficinas fora do estado, pagando, ao final, muito mais caro do que pagariam se tivessem as mesmas oficinas aqui. Isso porque, além da inscrição, têm despesas com hospedagem, alimentação e deslocamento para irem a festivais em outras cidades?, explica Luciana Nunes, coordenadora de música da FMC.
Além das oficinas, serão realizados três shows nacionais com a presença do Trio Madeira Brasil, tido como uma das melhores novidades em música instrumental no país, o ?Príncipe do Bandolim? Hamilton de Holanda, e Ithamara Koorax, considerada a quarta melhor cantora de jazz do mundo pela revista tida como bíblia do gênero, a DownBeat.
Confira abaixo os professores:
Bateria-----------Márcio Bahia
Guitarra----------Michel Leme
Baixo-------------Guto Wirtti
Piano-------------Luizão Paiva
Violão------------Daniel Santiago
Saxofone--------Ademir Júnior
Trombone------Rafael Rocha
Trompete-------Moisés Alves
Violoncelo------Alceu Reis
Violino-----------Tomaz Soares
Viola-------------Gabriel Marin
Sanfona--------Adelson Viana