Uma nova pesquisa da Cornell University deve deixar as mulheres que ganham mais que seus maridos de cabelo em pé. De acordo com Christin Munsch, que conduziu o estudo, homens que ganham menos que suas esposas tendem a trair mais!
O pesquisador comparou respostas de homens entre 18 e 28 anos entre os anos de 2001 e 2007 sobre relacionamentos e quantidade de parceiras sexuais e constatou que os que permaneceram no mesmo relacionamento tendiam a trair cinco vezes mais. E no que o dinheiro influenciaria nisso? De acordo com Munsch, quem ganha mais, usualmente trabalha mais e isso envolve passar mais horas fora de casa, no escritório, deixando menos tempo para eventuais puladas de cerca.
Um dos motivos apontados pelo sociólogo para esse comportamento é o fato de salários menos influenciarem em como estes homens percebem sua masculinidade. Se sentiriam ameaçados e como resposta procurariam outras mulheres para se auto-afirmar. Ele percebeu também que no caso das mulheres acontece o contrário, as que ganham melhores salários tendem a trair mais, justamente por se sentirem mais independentes e auto-confiantes.
É claro que qualquer estudo envolvendo pessoas envolve exceções, então não vá achar que só porque ele ganha menos que você ele está saindo com mais alguém. O que pode se dizer com certeza é que os papéis femininos e masculinos ainda são muito disparelhos em nossa sociedade e que embora as estatísticas às vezes apontem para dados trágicos, cada casal é um casal. A maneira como os dois lidam com essas questões certamente influencia muito mais no resultado da união do que os resultados de uma pesquisa científica.