
A Grande Rio anunciou que vai questionar as inconsistências nas notas da apuração do Carnaval 2025 do Rio de Janeiro durante uma plenária da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), marcada para esta sexta-feira (7). O erro nas notas da agremiação chamou atenção após a Liesa divulgar, nesta quinta-feira (6), o mapa das notas do Grupo Especial.
QUAL FOI A INCONSISTÊNCIA?
Inicialmente, a escola de Duque de Caxias foi mostrada com três notas 10 e uma 9,9 no quesito Bateria, mas, durante a apuração oficial realizada na quarta-feira (5), as notas eram, na verdade, dois 10 e dois 9,9. Esse erro fez com que a Grande Rio perdesse um décimo e, consequentemente, o campeonato para a Beija-Flor de Nilópolis.
Se a Grande Rio tivesse recebido apenas um 9,9, a pontuação desse quesito teria sido descartada, e a escola somaria 30 pontos, como nos outros quesitos, garantindo o título ao lado da Beija-Flor.
CORREÇÃO FEITA
Após perceber o erro, a Liesa corrigiu rapidamente e divulgou um novo mapa de notas, refletindo os resultados da apuração correta: três notas 10 e uma 9,9 para a Grande Rio no quesito Bateria.
A CBN entrou em contato com a Liesa e aguarda um retorno oficial sobre a questão. O episódio gerou discussões sobre a precisão e transparência do processo de apuração das escolas de samba, além de levantar dúvidas sobre a confiabilidade das notas divulgadas.
CONFIRA NOTA NA ÍNTEGRA
O G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio, em nome de sua diretoria, informa que verificou no site oficial da Liga Independente das Escolas de Samba no Rio de Janeiro uma inconsistência de informação referente às notas do quesito bateria divulgadas durante a apuração do Grupo Especial. Durante o evento realizado na última quarta-feira, foi realizada a leitura de duas notas 9.9 e duas notas 10 para a nossa agremiação, diferente do publicado na tarde desta quinta-feira no site oficial da LIESA, onde constam uma nota 9.9 e três notas 10, sendo a última no quarto módulo de julgadores, concedida por Geiza Carvalho.
O fato interfere diretamente no somatório oficial de notas da apuração, que também foi divulgado de forma inconsistente no site oficial da LIESA - constando apenas uma nota 9.9 para descarte e um somatório de 29.9 pontos - e um somatório geral de 269.9 pontos. Com a nota divulgada, o somatório correto para o G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio seria de 270,0 pontos, que igualaria a pontuação da coirmã Beija-Flor de Nilópolis e constataria um empate entre as escolas, sagrando ambas como campeãs do Rio Carnaval 2025.
Diante do fato, o G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio informa que questionará todas as inconsistências durante a plenária oficial da entidade com as agremiações do Grupo Especial, que ocorrerá nesta sexta-feira. Desde já, reiteramos nosso total respeito à entidade, nossas coirmãs e, principalmente, à comunidadade e torcedores da nossa escola. Estaremos sempre em busca dos esclarecimentos de todo e qualquer fato que possa impactar a transparência do nosso Carnaval.
Veja mais

Netinho recebe alta após encerrar 2ª fase de tratameto contra o câncer

Juliana Oliveira quebra o silêncio após acusar Otávio Mesquita de estupro: “Não foi consentido”

Marcello Novaes termina namoro após Saory Cardoso fazer preenchimento no bumbum
