O processo de licitação para contratação de pessoa físico-jurídica para elaboração da ornamentação e decoração da Vila Olímpica do Albertão para o XXXIV Encontro Nacional de Folguedos já foi concluído pela Fundação Cultural do Piauí. O processo licitátório iniciou com a divulgação do Edital e com o envio de cartas convites para oito profissionais da área de decoração. ?O edital também ficou exposto no mural do Sebrae e do Centro de Artesanato que são locais públicos, pois além das pessoas que receberam a carta convite outros interessados que preenchessem os requisitos para se candidatarem também poderiam participar da licitação?, explicou a supervisora da oficina de restauração da FUNDAC, Elenilce Mourão.
Os artistas interessados enviaram a Fundac uma proposta técnica com a arte a serem trabalhadas junto com um layout para a fachada principal, outro para os palcos e mais um para a decoração geral incluindo aspectos de harmonização do espaço com 21 barracas. As artes sugeridas deveriam reforçar a identidade cultural piauiense e brasileira que identificassem o processo histórico e cultural de nossa cidade. Além do layout os candidatos também apresentaram uma proposta comercial com orçamento detalhado dos custos de sua produção e um plano de trabalho onde determina seus métodos e o tempo hábil para construir toda a decoração.
O critério utilizado para a contratação foi o de melhor proposta técnica e preço. A avaliação das propostas aconteceu na semana passada e foi realizada por uma comissão de licitação da Fundac composta por dois artistas plásticos e um funcionário da Fundação. O selecionado foi o artista Ulisses Sousa Lustosa, que também foi responsável pela decoração de outras edições do Encontro Nacional de Folguedos