Eka Alves, nome artístico de Jessyca Maria Siqueira Alves, e Lucas Mesquita, finalistas do Piauí da 5ª edição do SENAI Brasil Fashion, maior plataforma de educação e incentivo de novos talentos da moda do país, desfilaram sua coleção desenvolvida com a temática \"Todo Mundo Tá na Moda\", chamando atenção para a diversidade e inclusão no universo fashionista. Três looks foram apresentados por uma topmodel e dois modelos News faces.
Eka, que se inscreveu no concurso como estilista, e Lucas, inscrito como modelista, desenvolveram o projeto \"Um corpo em Fluxo\", que trouxe a bandeira LGBT e discussões de gênero para a coleção. A dupla foi orientada pelo estilista Alexandre Herchcovitch.
\"Queríamos transitar livremente entre as formas que por tanto tempo foram amarradas a gêneros específicos. Nossa coleção propõe fluidez nas identidades assim como na modelagem e conforto tanto nas formas amplas\", explicam os estudantes.
O Senai Brasil Fashion é realizado pela agência Samba Marketing Ao Vivo, com o patrocínio do CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil), uma unidade do Departamento Nacional do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e principal centro formador de recursos humanos para a cadeia têxtil nacional. Tem como propósito fortalecer e divulgar a educação profissional no Brasil por meio de uma plataforma de moda que capacita os alunos através de uma experiência hands on – e que gera visibilidade para o segmento, contribuindo na formação e revelação de novos talentos da indústria brasileira de moda.
Sobre o SENAI CETIQT
O SENAI CETIQT atua como principal centro formador de recursos humanos para a cadeia têxtil nacional e é um dos mais destacados do mundo, com plantas-piloto completas que reproduzem o ambiente fabril, além da planta-piloto de confecção, de uma rede integrada de laboratórios e uma área de inovação, estudos e pesquisas, com foco em antropometria, comportamento e consumo, cor, design, economia criativa, prospecção tecnológica e mercadológica, além de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.
A instituição, reconhecida como pioneira no sistema SENAI, foi a primeira unidade a lançar, em 1997, o ensino de nível superior no sistema com o curso de Engenharia Industrial Têxtil, agregando valor na formação de profissionais para a área têxtil. Em 2001, foi lançado o curso superior de Design de Moda, o primeiro do país nesta categoria. Durante sua trajetória inovadora, o SENAI CETIQT passou a oferecer também outros cursos de nível superior, de pós-graduação e de extensão, além dos cursos técnicos, de qualificação e de aperfeiçoamento profissional.