Nesta sexta-feira, 1º, a Polícia Civil do Rio de Janeiro realiza a "Operação Rifa Limpa" visando Vivi Noronha, esposa de MC Poze do Rodo, investigada por promover sorteios ilícitos divulgados nas mídias sociais. A ação está sob a responsabilidade da Delegacia de Defraudações, que apura crimes relacionados a jogos de azar, formação de organização criminosa e ocultação de bens.
mais gente é alvo da operação
Outros influenciadores também são alvos de mandados de busca, incluindo Roger Rodrigues dos Santos, conhecido como "Roginho Dú Ouro"; Jonathan Luis Chaves Costa, o "Jon Jon"; e Leandro Medeiros, o "Lacraia". Nenhuma ordem de prisão foi expedida.
As investigações apontam que o esquema utiliza padrões da Loteria Federal para criar uma imagem de legalidade nos sorteios, mas emprega um aplicativo desenvolvido de forma personalizada e sem auditoria — com indícios relevantes de possível manipulação.
Para realizar rifas no país, é necessário obter autorização prévia da Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria, órgão do Ministério da Fazenda. Além disso, essa prática é permitida apenas a entidades sem fins lucrativos.