O artista Tico Santa Cruz marcou na pele toda sua gratidão ao SUS (Sistema Único de Saúde) durante a pandemia da Covid-19. Ele, que tem sido um dos maiores críticos ao governo federal, tatuou nas mãos a frase “Viva o SUS“.
“Eu fiz essa homenagem ao SUS, que eu prometi no dia que eu tomasse a minha primeira dose da vacina, como uma representação de respeito aos profissionais que estão trabalhando na linha de frente e até para a própria população para dimensionar o tamanho do SUS. Graças ao SUS a nossa tragédia não foi maior“.
A arte foi feita pelo tatuador Lucio Banzai logo após Tico tomar sua primeira dose da vacina contra Covid-19 na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Na ocasião, ele levou um cartaz que dizia: “Vou sobreviver para ver o Bolsonaro cair e ir para cadeia“.
Em sua declaração, Tico fez questão de ressaltar que o SUS vai muito além dos hospitais e que o serviço público, por mais que muitas pessoas não percebam, está extremamente presente em nossas vidas.
“O SUS não é só os hospitais, é também aquela ambulância do SAMU que atende nas ruas. O SUS também é vigilância sanitaria. O SUS está mais presente na vida das pessoas do que imaginam. E agora durante a pandemia ficou bem clara a importância do SUS, então defenda o SUS e fica aqui minha homenagem. ‘Viva o SUS’ está marcado no meu corpo para sempre, sou grato a todos os profissionais do SUS.