
A postagem da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas sobre a vitória de Mikey Madison como melhor atriz no Oscar não pôde ser visualizada por usuários no Brasil na manhã desta segunda-feira (3).
APENAS NOS EUA
Pelo menos cinco publicações sobre vencedores do Oscar estavam visíveis apenas nos Estados Unidos. Até o momento, a Academia não se pronunciou sobre o caso. A Meta, responsável pelo Instagram, também foi acionada para esclarecer se a plataforma permite restringir postagens para determinados países, mas não se manifestou também.
Instagram do Oscar visto por contas americanas — Foto: Reprodução
Publicações ausentes no Brasil
O perfil da Academia no Instagram, quando acessado do Brasil, exibia postagens sobre os seguintes vencedores:
- Melhor filme: cartaz de Anora;
- Melhor ator: foto de Adrian Brody;
- Melhor figurino: Paul Tazewell e Bowen Yang.
No entanto, brasileiros notaram a ausência de postagens sobre Mikey Madison, vencedora de melhor atriz, e Walter Salles, que recebeu a estatueta por Ainda Estou Aqui, produção que marcou a primeira vitória do Brasil no Oscar.
Diferenças entre países
Brasileiros residentes na Europa e na Oceania também verificaram que não conseguiam acessar os posts, enquanto usuários nos Estados Unidos conseguiam visualizar as publicações normalmente.
Print do Instagram da Academia visto por contas brasileiras — Foto: Reprodução
A situação gerou repercussão nas redes sociais, onde memes e comentários sobre o Oscar tomaram conta da internet. A vitória de Ainda Estou Aqui foi amplamente comemorada, mas, ao mesmo tempo, alguns usuários expressaram insatisfação com a falta de postagens sobre determinados premiados.
Reações e críticas
A participação brasileira no Oscar foi marcada por grande engajamento online. Após a vitória de Mikey Madison sobre Fernanda Torres na categoria de melhor atriz, internautas brasileiros criticaram a decisão e fizeram comentários nos perfis oficiais da premiação.
Esse tipo de mobilização já havia ocorrido anteriormente, como no caso de Karla Sofía Gascón, protagonista de Emilia Pérez, que chegou a comentar sobre os ataques recebidos. "Fernanda, por favor, um abraço. Te amo muito. Me ajuda com essa galera", disse a atriz espanhola em tom de brincadeira em entrevista ao g1.
Acesso alternativo
Mesmo com a aparente restrição, usuários brasileiros conseguiram visualizar e comentar na publicação sobre Mikey Madison, utilizando formas alternativas para acessar o conteúdo. Nos comentários do post, que estava visível nos EUA, internautas em português ironizaram a situação:
"Não adianta bloquear o acesso porque a gente sempre vai dar um jeito. Até parece que não conhecem o famoso jeitinho brasileiro."
Veja mais

Esses atores estão proibidos de pisar na Globo; o último vai te chocar!

Andressa Urach detona música de Maraisa e anuncia denúncia no MP: “Isso é crime”

Vale Tudo: Confira os capítulos da semana de 28/4 a 3/5
