Famosos


Atualizado em

Mariana Rios desabafa sobre pressão para engravidar: "Estou tentando"

Nas redes sociais, a atriz revelou que já sofreu um aborto espontâneo e que tem um desejo enorme de ter filho

Mariana Rios, 39 anos, usou as redes sociais para abordar os questionamentos que recebe sobre maternidade e revelou estar tentando engravidar. A atriz iniciou a declaração refletindo sobre a pressão que esse tipo de pergunta pode causar. 

“E você, Mariana, não vai ter filho, não?’. Não sei dizer quantas vezes escutei essa pergunta. O que as pessoas não entendem é que existe um peso por trás de qualquer resposta, seja ela um sim ou não”, explicou.

O que ela disse?

Mariana ressaltou que respostas simples podem esconder histórias complexas.

 “Dentro do ‘sim’ pode haver um profundo desejo de ser mãe unido a um porém, como um ‘estou tentando, mas sem sucesso’. Se não há um verdadeiro desejo, há o peso do julgamento da pessoa que faz a pergunta. Por isso, na maioria das vezes, a resposta dada não é a verdadeira. Querer ser mãe é totalmente diferente de querer engravidar.”

A motivação para o desabafo foi a vontade de compartilhar sua experiência pessoal. “

Talvez esse seja um dos relatos mais íntimos que compartilho nas redes sociais. Vim dizer: eu, Mariana, estou tentando engravidar. Sou uma tentante. Ser uma tentante é, às vezes, bem solitário. A mulher, às vezes, passa anos guardando essa angústia, essa ansiedade, para não gerar expectativa em quem?”

Mariana destacou a importância de criar uma rede de apoio e promover a troca de experiências entre mulheres que passam por situações semelhantes. 

“Não quero me sentir sozinha. Quero ter a liberdade de dividir a minha história, ouvir outras histórias. As pessoas têm que entender o poder da fala e da troca. Se eu não tivesse passado por tudo o que passei, talvez eu não tivesse essa consciência que tenho hoje.”

A atriz relembrou ainda as dificuldades enfrentadas. 

“Sou uma mulher de 39 anos, que já sofreu um aborto espontâneo e que tem um desejo enorme de ter filho. Para você que também quer ser mãe, saiba que não está sozinha.”