A atriz Maggie Smith faleceu aos 89 anos nesta sexta-feira (27), em Londres, conforme comunicado de sua família à rede BBC. Duas vezes premiada com o Oscar — nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante —, ela é amplamente reconhecida nos últimos anos por interpretar "Minerva McGonagall" nos filmes da série Harry Potter e por seu papel como "Violet Crawley" na série Downton Abbey.
o anúncio da morte da atriz
Em comunicado, os filhos Toby Stephens e Chris Larkin informaram: "É com grande tristeza que anunciamos a morte de Maggie Smith. Ela faleceu em paz no hospital na manhã desta sexta-feira, 27 de setembro".
"Uma pessoa extremamente reservada, ela passou seus últimos momentos cercada por amigos e familiares. Deixa dois filhos e cinco netos queridos, que estão profundamente abalados pela perda de sua extraordinária mãe e avó."
A declaração foi concluída com um reconhecimento à equipe médica que a assistiu em Londres, Inglaterra, e ao público: "Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para agradecer à equipe do Chelsea e Westminster Hospital pelo cuidado incansável e pela gentileza nos últimos dias de sua vida. Agradecemos pelas mensagens de apoio e pedimos que respeitem nossa privacidade neste momento."
Maggie Smith nasceu em 28 de dezembro de 1934, em Essex, Inglaterra. Ela foi vencedora de duas estatuetas do Oscar — uma como Melhor Atriz e outra como Melhor Atriz Coadjuvante. No entanto, foi indicada ao prêmio em seis ocasiões, entre 1966 e 2002.
Seu primeiro Oscar foi conquistado em 1970, como atriz coadjuvante no filme "A Primavera de uma Solteirona". Posteriormente, ela foi premiada novamente, agora como Melhor Atriz, por sua performance em "Califórnia Suite", de 1979.